Esse transtorno pode ocorrer em pessoas com boa acuidade auditiva ou em indivíduos com perda auditiva, usuários ou não de próteses auditivas, implante coclear.
Para quem indicar o treinamento auditivo?
Treinamento Auditivo
é indicado para pessoas que apresentam dificuldades para entender em ambientes ruidosos ou reverberantes, tais como: festas, restaurantes, cultos religiosos ou ambientes de trabalho ou compreender a conversa em grupo.Estas pessoas devem ser encaminhadas à avaliação audiológica e posteriormente a avaliação comportamental do processamento auditivo central.
Como tratar? Quando os resultados da avaliação do processamento auditivo central forem abaixo dos padrões de normalidade o indivíduo deve realizar um processo de reabilitação auditiva.
Uma das estratégias de reabilitação auditiva é o
treinamento auditivo Higienópolis
, na Fonotom, que consiste na estimulação das habilidades auditivas por meio de exercícios realizados na clínica e em casa.Esses exercícios visam melhorar o funcionamento do sistema auditivo e facilitar a comunicação em situações de escuta cotidianas.
Treinamento auditivo São Paulo
pode ser realizado em pessoas que escutam bem ou com perda auditiva. Os estudos sugerem que os indivíduos após o processo de seleção e adaptação das próteses auditivas realizem algum tipo de treinamento auditivo.Como é o processo? Na Fonotom, o treinamento é realizado em ambiente acusticamente controlado, dentro de sala acústica, com audiômetro de dois canais e campo livre.
O programa tem de 8 a 14 sessões de 30 a 45 minutos cada, realizadas no mínimo uma vez por semana, além de exercícios diários que devem ser feitos em casa.
Para dar início ao treinamento auditivo, é preciso da Avaliação do Processamento Auditivo, incluindo a Avaliação Audiológica completa e recente, composta por Audiometria Tonal, Logoaudiometria e Imitanciometria.
O profissional responsável pela avaliação e treinamento do processamento auditivo na Fonotom é a Dra. Adriana Neves de Andrade.