Treinamento Auditivo
Treinamento Auditivo para pessoas com transtornos de processamento auditivo central, usuários de próteses auditivas e/ou implante coclear.
Escutar é bem mais do que ouvir. Quando o som é recebido, mas o cérebro não o processa adequadamente, temos um transtorno do processamento auditivo central.

Esse transtorno pode ocorrer em pessoas com boa acuidade auditiva ou em indivíduos com perda auditiva, usuários ou não de próteses auditivas, implante coclear.

Para quem indicar o treinamento auditivo?

Treinamento Auditivo

é indicado para pessoas que apresentam dificuldades para entender em ambientes ruidosos ou reverberantes, tais como: festas, restaurantes, cultos religiosos ou ambientes de trabalho ou compreender a conversa em grupo.

Estas pessoas devem ser encaminhadas à avaliação audiológica e posteriormente a avaliação comportamental do processamento auditivo central.

Como tratar? Quando os resultados da avaliação do processamento auditivo central forem abaixo dos padrões de normalidade o indivíduo deve realizar um processo de reabilitação auditiva.

Uma das estratégias de reabilitação auditiva é o 

treinamento auditivo Higienópolis

, na Fonotom, que consiste na estimulação das habilidades auditivas por meio de exercícios realizados na clínica e em casa.

Esses exercícios visam melhorar o funcionamento do sistema auditivo e facilitar a comunicação em situações de escuta cotidianas.

Treinamento auditivo São Paulo

pode ser realizado em pessoas que escutam bem ou com perda auditiva. Os estudos sugerem que os indivíduos após o processo de seleção e adaptação das próteses auditivas realizem algum tipo de treinamento auditivo.

Como é o processo? Na Fonotom, o treinamento é realizado em ambiente acusticamente controlado, dentro de sala acústica, com audiômetro de dois canais e campo livre.

O programa tem de 8 a 14 sessões de 30 a 45 minutos cada, realizadas no mínimo uma vez por semana, além de exercícios diários que devem ser feitos em casa.

Para dar início ao treinamento auditivo, é preciso da Avaliação do Processamento Auditivo, incluindo a Avaliação Audiológica completa e recente, composta por Audiometria Tonal, Logoaudiometria e Imitanciometria.

O profissional responsável pela avaliação e treinamento do processamento auditivo na Fonotom é a Dra. Adriana Neves de Andrade.
Veja também
Nossa estrutura
Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom