Zumbido no Ouvido
Sofrer com

sintomas de zumbido no ouvido

não é incomum, muitas pessoas percebem sons como apito, chiado, panela de pressão em um ou nos dois ouvidos.

O apito no ouvido pode acontecer de forma constante, ou ser percebido mais a noite quanto está silencioso. O zumbido no ouvido pode ser unilateral, nas duas orelhas ou na cabeça. Não importa qual seja o som percebido, a todos chamamos de zumbido e devemos buscar tratar este sintoma.

Diagnóstico e tratamento Quando esse sintoma começa a impactar a qualidade de vida é necessário passar em consulta com profissionais especializados na avaliação e tratamento do zumbido.

Nem sempre um único profissional poderá cuidar sozinho do tratamento do zumbido, mas como na maioria dos casos, esse sintoma está relacionado a alguma alteração auditiva é possível começar esse caminho com uma consulta fonoaudiológica.

A avaliação audiológica indicada para pacientes com queixa de zumbido deve ter conter na bateria mínima a audiometria tonal com altas frequências, logoaudiometria e imitanciometria.

Alguns exames complementares também são indicados no processo diagnóstico como a pesquisa de limiar de desconforto, emissões otoacústicas por produto de distorção e a avaliação dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico – também conhecido como BERA.
sintoma zumbido no ouvido


A Acufenometria é indicada para avaliar de forma objetiva as características psicoacústicas do zumbido, ou seja, a frequência e o volume. Esses dados também são utilizados para a terapia sonora.

É importante reforçar que o zumbido é um sintoma, e seu tratamento depende diretamente de cuidar da causa. Por isso é fundamental avaliar com uma equipe que possa conversar e trocar informações.

A escolha do tratamento depende do diagnóstico que o otorrinolaringologista fará, juntamente com a avaliação audiológica realizada pela fonoaudióloga e se preciso complementar com outras áreas.

Na Fonotom, você pode passar em consulta com a Dra. Andrea Soares para receber orientações sobre os sintomas de zumbido no ouvido, avaliar sua audição e fazer exames específicos. A partir deste ponto ela poderá lhe orientar e encaminhar para outros profissionais, de acordo com seu caso, como médico otoneurologista, dentista ou fisioterapeuta para que você tenha uma avaliação multidisciplinar e consiga encontrar qual o melhor caminho para o tratamento do zumbido.
Veja também
Nossa estrutura
Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom