Perda súbita da audição. É possível perder audição de repente?

Sim, é possível ter uma perda súbita da audição e deixar de ouvir repentinamente. A surdez súbita é uma perda de audição rápida, sem motivo aparente e geralmente em um só ouvido.

PERDA SUBITA DA AUDIÇAO

Pode acontecer imediatamente ou ao longo de alguns dias. Pode ser acompanhada de zumbido ou tontura.

Sinais da perda auditiva súbita:

* Acordar de manhã e não conseguir ouvir
* Não conseguir ouvir o telefone, ou fone, em um dos ouvidos
* Sentir que um ouvido está mais abafado que o outro
* Um zumbido intenso ou tontura, seguido de sensação de ouvido tampado

Importante: nem sempre a perda auditiva súbita significa perda total da audição, muitas vezes é parcial. Você consegue ainda ouvir, mas não como momentos antes.

Muitos destes sintomas são confundidos com água no ouvido ou excesso de cerume. E por isso os pacientes demoram a procurar ajuda médica e com isso reduzem as chances de recuperação.

Algumas causas de perda auditiva súbita estão relacionadas a doenças infecciosas, viral, auto-imune, schwannoma vestibular. Ou até mesmo causa multifatorial.

Durante a pandemia observou-se na prática clínica um aumento de casos de perda súbita relacionada ao novo coronavírus. Deixar de ouvir bem após covid, com a sensação de ouvido tampado ou forte zumbido com queda de audição pode acontecer após infecção pelo covid, como já demonstram diversos estudos no mundo.

As causas são diversas, e nem sempre é possível encontra-las. Iniciar o tratamento o quanto antes, independente da causa, é essencial para um melhor prognóstico e recuperação da audição. Existem tratamentos médicos que podem melhorar a sua audição. Quanto antes iniciar, melhor o prognóstico!

Não ignore o fato, esperando que a audição volte naturalmente. Consulte um médico otorrino, o quanto antes, para que ele possa tentar determinar a causa e iniciar o tratamento.

A audiometria é um exame importante dentre os necessários para o diagnóstico e monitoramento da perda súbita da audição. É recomendado que seja realizada audiometria de altas frequências e emissões otoacústicas como exame complementar para melhor monitoramento da audição durante o tratamento da perda de audição.

Lembre-se: não é normal deixar de ouvir de repente! Ao menor sinal de perda súbita da audição agende uma audiometria e leve ao médico otorrino.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom