Inteligência Artificial e os Aparelhos Auditivos

A inteligência artificial permite uma série de melhorias aos aparelhos auditivos, que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos pacientes

A tecnologia está em constante evolução, e nos últimos anos, vimos avanços significativos na área da saúde, especialmente no campo dos aparelhos auditivos. A integração da inteligência artificial nesses dispositivos está transformando o modo como os indivíduos com perda auditiva experimentam o mundo ao seu redor. A condição é uma realidade que afeta mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo, sendo que 430 milhões delas enfrentam graus moderados a severos de deficiência auditiva, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como a IA está revolucionando os aparelhos auditivos, proporcionando uma experiência auditiva mais natural e personalizada?

Inteligência Artificial e os Aparelhos Auditivos
Antes de mergulharmos nos detalhes, é importante entender como os aparelhos auditivos tradicionais funcionam em comparação com aqueles equipados com IA. Os modelos convencionais sempre operaram com programas estáticos pré-configurados, como "modo música", "modo ambiente com ruído" e "modo TV". Essas configurações não conseguem se adaptar a mudanças inesperadas no ambiente sonoro. Em contraste, os aparelhos auditivos com IA adotam uma abordagem mais dinâmica. Eles ouvem os milhões de sons que você encontra diariamente e fazem ajustes precisos em tempo real. É o que chamamos de análise das classes sonoras.

Essa é a inteligência, por trás da tecnologia, que faz o paciente ouvir melhor e com mais conforto. A IA trouxe uma abordagem inovadora, permitindo ajustes em tempo real com base na análise de milhões de sons que o usuário experimenta diariamente. Essa mudança tem proporcionado uma experiência auditiva mais rica e natural.

Os aparelhos auditivos impulsionados por Inteligência Artifical utilizam algoritmos complexos e redes neurais profundas para processar e interpretar o som de maneira semelhante ao ouvido humano. Eles são capazes de analisar e distinguir diferentes tipos de sons, otimizando a experiência auditiva em várias situações, desde ambientes ruidosos até conversas em grupo. Isso é possível graças ao aprendizado de máquina (machine learning), uma tecnologia desenvolvida especialmente para "ensinar” a máquina as experiências do usuário.

Essa tecnologia permite que as máquinas analisem enormes quantidades de dados e tomem decisões ou façam previsões com base nesses dados. Uma forma avançada chamada "rede neural profunda" é configurada para imitar os padrões neurais do cérebro, respondendo de maneira semelhante ao órgão, sem ser programada explicitamente para reagir em situações específicas. Essa capacidade permite uma melhor separação das fontes sonoras, tornando a fala e outros sons mais nítidos e compreensíveis para o usuário.

Ao usar o aparelho auditivo no dia a dia, mudar ajustes via aplicativo, o aparelho auditivo é capaz de aprender as preferências daquele usuário, tornando a programação cada vez mais personalizada.

Benefícios da IA nos Aparelhos Auditivos Entre os principais benefícios da Inteligência Artificial nos aparelhos auditivos estão:

Otimização automática do som: Os aparelhos auditivos com IA analisam o ambiente sonoro e ajustam automaticamente as configurações para uma audição ideal sem que o usuário precise se preocupar.

Separação de fala e ruído: A IA pode identificar e separar a fala dos sons indesejados de fundo, melhorando a compreensão do estímulo sonoro em ambientes ruidosos.

Aprendizado e adaptação personalizada: Os aparelhos auditivos com IA podem aprender as preferências e necessidades do usuário, adaptando-se automaticamente para oferecer uma experiência personalizada.

Conectividade com dispositivos inteligentes: Muitos aparelhos auditivos com IA possuem recursos de conectividade Bluetooth, permitindo que os usuários se conectem a smartphones, tablets e outros dispositivos eletrônicos que registram e analisam as preferências do usuário para melhora da programação junto com o fonoaudiólogo.

Reconhecimento automático de ambientes sonoros: Os aparelhos auditivos com IA identificam automaticamente diferentes ambientes sonoros, ajustando as configurações de acordo. Alguns deles, com um de GPS são capazes de reconhecer ambientes visitados com frequência e realizar os ajustes de acordo com as experiências prévias de ajustes feitos pelo usuário.

Detecção de quedas: Alguns aparelhos auditivos com IA possuem sensores que podem detectar quedas e enviar alertas para contatos de emergência, fornecendo segurança adicional.

Tradução de idiomas: Alguns modelos com IA já possuem recursos de tradução em tempo real.

Melhoria da localização sonora: A IA ajuda a determinar a direção da fala e dos sons ao redor, melhorando a percepção espacial.

Acompanhamento e análise de dados: Os aparelhos auditivos com IA coletam dados sobre o uso e as preferências do usuário, fornecendo informações valiosas para o ajuste e aprimoramento contínuo do dispositivo, auxiliando o trabalho do fonoaudiólogo responsável pela adaptação destes dispositivos.

As inovações na área de aparelhos auditivos alimentados por IA não param por aí. Atualmente, estão sendo desenvolvidas próteses auditivas que oferecem uma série de funcionalidades adicionais, como monitoramento da pressão sanguínea, acompanhamento de atividades físicas e alertas para os primeiros sinais de demência. Cada vez mais os aparelhos auditivos trazem recursos para fazerem parte da Saúde 5.0.

Essas funcionalidades avançadas representam um avanço significativo na oferta de soluções personalizadas e na melhoria da qualidade de vida para os usuários de aparelhos auditivos.

Os fabricantes de aparelhos auditivos estão constantemente trabalhando em colaboração com audiologistas e especialistas em IA para aprimorar a funcionalidade e o desempenho dos dispositivos. Estudos científicos têm sido conduzidos para investigar os benefícios clínicos da IA nos aparelhos auditivos e sua eficácia na melhora do desempenho e conforto de usuários de aparelhos auditivos.

É importante destacar que a integração da inteligência artificial nos aparelhos auditivos não substitui a consulta em uma clínica fonoaudiológica e o acompanhamento feito com um profissional habilitado e é vital a realização periódica de exames auditivos, bem como manter as visitas ao fonoaudiólogo para acompanhar o tratamento e realizar os ajustes necessários para tirar o melhor do dispositivo.

Diversas são as marcas de aparelhos auditivos disponíveis no Brasil com recursos de inteligência artificial. Ao adquirir um aparelho auditivo, consulte um profissional que trabalhe com diversas marcas e possa te orientar sobre qual o melhor modelo certo para sua necessidade, indicar as melhores funcionalidades e lhe ensinar como aproveitar todos esses recursos que a tecnologia traz.

A medida que a tecnologia avança, a inteligência artificial se torna uma aliada poderosa no campo dos cuidados auditivos. Os aparelhos auditivos com IA oferecem uma audição mais natural, personalizada e eficaz, melhorando a qualidade de vida das pessoas com perda auditiva. Com o progresso contínuo da IA, podemos esperar ainda mais inovações emocionantes nesse campo nos próximos anos.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom