Marcos do Desenvolvimento Infantil. Por que devemos conhecê-los?

Os marcos do desenvolvimento infantil são um conjunto de habilidades que a maioria das crianças consegue fazer em uma determinada idade. A maneira como seu filho brinca, aprende, fala, age e se movimenta oferece indicações importantes sobre o seu desenvolvimento.

marcos de desenvolvimento As crianças aprendem desde o primeiro momento após o nascimento. Na verdade, um dos períodos mais importante no desenvolvimento infantil é do nascimento aos 5 anos de idade.

Em 2022, o Centers of Disease Control and Prevention (CDC) fez uma revisão destes marcos, e acrescendo as idades de 15 e 30 meses neste processo, formando 12 listas de verificação de 2 meses a 5 anos de idade. Cada uma destas listas tem 4 domínios: socioemocional, linguagem e comunicação, cognitivo e motor.

Os profissionais da Fonotom fizeram a tradução deste novo material que está disponível para vocês nessa publicação.

Importante lembrar que cada criança se desenvolve em seu tempo, os marcos servem para orientar pais e cuidadores. Sempre que há percepção de atrasos no desenvolvimento infantil de uma criança nos primeiros anos de vida, a recomendação é buscar avaliação profissional.

Veja abaixo os Marcos do desenvolvimento infantil  - CDC 2022  Clique na imagem e veja a informação completa para cada faixa etária



2 meses
4 meses
marcos de desenvolvimento 6 meses
9 meses
12 meses
15meses
18 meses
24 meses
30 meses
3 anos
4 anos
desenvolvimento infantil 5 anos
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom