Para que serve o exame de Imitanciometria?

Para que serve o exame de Imitanciometria? A imitanciometria é indicada para todas as idades com o objetivo de avaliar a pressão da orelha média e presença de secreção.​

É um exame rápido, indolor e pode ser feito com o bebê dormindo ou acordado.

EXAME PARA OTITE Normalmente esse exame é solicitado junto com a avaliação audiológica, otoneurológica ou de processamento auditivo.

Na avaliação de bebês e crianças, sempre indicamos realizar esse exame no mesmo dia da avaliação audiológica para avaliar se há presença de secreção que pode interferir nas respostas da audiometria e emissões otoacústicas.

A imitanciometria é bastante indicada para monitorar o tratamento de otite, infecções de ouvido, que é a segunda doença infecciosa que mais afeta os bebês, atrás apenas da infecção das vias aéreas como os resfriados e viroses.

Infecções recorrentes de ouvido podem afetar o desenvolvimento de fala e linguagem da criança. Vale lembrar que as otites não tratadas também podem afetar adultos e ocasionar perda auditiva.

Outras indicações são:

* Complementar ao diagnóstico de perda auditiva.
* Identificar presença de secreção na orelha média.
* Identificar disfunção da tuba auditiva.
* Avaliar integridade da membrana timpânica.
* Complementar avaliação audiológica em pré-operatório para colocação de tubo de ventilação.
* Diagnóstico diferencial de perda auditiva em todas as idades.

Na Fonotom, realizamos a imitanciometria com o Titan com sonda de banda larga, ideal para avaliar desde recém-nascidos a adultos.

Uma dica importante: a imitanciometria deve ser sempre realizada no mesmo dia da audiometria e do exame de emissões otoacústicas, para garantir assim adequada avaliação dos resultados seguindo o princípio do Cross-check.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom