A audiometria em campo livre é suficiente para avaliar a audição da criança?

Audiometria em campo livre, audiometria condicionada, audiometria de reforço visual, BERA, emissões otoacústicas... São tantos os nomes  dos exames de audição para crianças que saber o que fazer não é uma tarefa fácil e muitos pais tem dificuldade de encontrar a melhor forma de realizar essa avaliação.

audiometria infantil São Paulo Um dos exames solicitados para avaliar a audição do bebê e da criança pequena é a audiometria em campo livre, que é o exame realizado com apresentação dos sons por meio de alto-falantes. No entanto, é importante ressaltar que esse exame não é suficiente para avaliar a audição desses pequenos.

Com esse procedimento temos respostas da orelha com melhor sensibilidade auditiva, mas não exclui uma perda auditiva na outra orelha, nos casos de audição assimétrica, ou seja, quando uma orelha tem melhor audição do que a outra.

Você deve estar se perguntando então por qual motivo a audiometria em campo livre é realizada.  Nós profissionais optamos pela avaliação em campo livre porque algumas crianças não permitem a colocação dos fones. Essa avaliação pode vir acompanhada de condicionamento por reforço visual (audiometria com reforço visual) ou com brinquedos de encaixe (audiometria condicionada).

Outro ponto importante é que toda avaliação da audição de uma criança deve ser realizada com testes que dependem da resposta da criança (audiometria comportamental) e objetivos que não dependem da resposta (imitanciometria e/ou emissões otoacústicas evocadas).

Para um melhor diagnóstico, os exames devem ser feitos no mesmo lugar e no mesmo dia. Dessa forma, seguindo o princípio do Cross-check, temos uma avaliação audiológica infantil mais completa.

Na Fonotom, toda avaliação audiológica infantil é realizada por duas fonoaudiólogas juntas, Nossa intenção é conseguir manter por maior tempo a atenção da criança, entregar resultados confiáveis e evitar retornos desnecessários.

Não se esqueça: ao agendar o exame, escolha um horário que a criança não tenha o hábito de dormir.

Fique atento ao desenvolvimento de fala do seu filho e se perceber que o desenvolvimento de fala e linguagem não é esperado para a idade, não espere! Procure uma avaliação médica e fonoaudiológica para buscar entender a causa desse atraso e iniciar a reabilitação o quanto antes.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom