Está difícil entender o que as pessoas falam com a máscara?

Durante a pandemia muitas pessoas começaram a ter dificuldade para se comunicar e achar difícil entender o que falam por conta das máscaras.

Mas por que o paciente escuta, mas não entende o que falam de máscara?

escuta covid As máscaras cirúrgicas tornaram-se um utensílio muito importante durante a pandemia da COVID-19. No entanto, o equipamento trouxe alguns problemas como a questão da fala bloqueada.

O bloqueio ocorre porque a máscara filtra os sons da fala nas frequências médias e altas, reduzindo a sua intensidade sonora de 3 para 12dB, dependendo do tipo de equipamento utilizado.

O tema foi abordado no estudo How Do Medical Masks Degrade Speech Reception, publicado na Revista The Hearing Review.

A degradação na qualidade da fala combinada ao ruído ambiental, reverberação da sala e ausência de pistas visuais dificulta a compreensão de quem ouve bem e torna o diálogo quase ininteligível para muitos pacientes com perda auditiva.

Muitas vezes a perda de audição é mínima e ainda não causa impacto na comunicação. Mas, o momento atual em que vivemos com o uso constante de máscara, a dificuldade de ouvir a fala torna-se mais presente. Por isso está difícil entender o que as pessoas falam com a máscara. Os profissionais e familiares de deficientes auditivos devem ficar atentos se houver alguma dificuldade na comunicação.

Independentemente do grau da perda e do uso de próteses auditivas ou implante coclear, a leitura labial é um apoio na compreensão da fala da grande maioria dos portadores de perda auditiva. Nós, ouvintes, temos a obrigação de pensar como compensar essa dificuldade dentro de cada caso sem tirar a máscara.

Se está difícil entender o que as pessoas falam com a mascara c uma audiometria.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom