O que há de novo na reabilitação vestibular?

O que sabemos sobre as novidades do tratamento com reabilitação vestibular ?

Há muitos anos a reabilitação vestibular (RV) tem sido indicada para o tratamento de pacientes com tontura e desequilíbrio. É uma técnica efetiva para reduzir os sintomas e melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Esse tratamento, ao longo dos anos, vem sendo estudado e apresenta hoje diversas ferramentas que podem impulsionar as respostas no tratamento, como o uso de realidade virtual, games, aplicativos e até estímulos elétricos.

O avanço da tecnologia permitiu, aos pacientes, acesso à recursos que antes estavam disponíveis apenas aos grandes centros de pesquisa, e agora já estão disponíveis para a clínica fonoaudiológica por profissionais especializados na área do equilíbrio corporal.

O que há de novo para o tratamento na reabilitação vestibular? No estudo realizado pelo fonoaudiólogo Cleiton Fortes, da Fonotom, o uso da realidade virtual para pacientes em acompanhamento para reabilitação vestibular demonstrou ser um recurso que contempla as principais estimulações para o treinamento do sistema vestibular, além de promover maior motivação ao tratamento.

A quantidade de sessões necessárias para a reabilitação vestibular e o prognóstico dependem da etiologia, ou seja, dependendo da causa da tontura a recuperação é mais rápida ou não. Por esse motivo, o diagnóstico médico das causas da tontura é essencial.

Por que temos tontura? Para manter a estabilidade e controle postural, o sistema nervoso central se utiliza das informações que são enviadas basicamente de três sensores de movimento, o labirinto ou orelha interna, a visão e a percepção dos músculos, tendões e pele, chamada de propriocepção. Informações divergentes entre estes sistemas causam um conflito sensorial, podendo causar tonturas, vertigens e até quedas.

Tratar a tontura é essencial para melhorar a qualidade de vida e evitar quedas, que podem levar a outros problemas ainda mais sérios, principalmente no envelhecimento.

[video width="1920" height="1080" mp4="https://fonotom.com.br/wp-content/uploads/2021/05/RV-com-VR.mp4"][/video]

Para saber mais, entre em contato.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom