Qual o aparelho auditivo certo para você?

Ele vai ser seu companheiro por muito tempo e vai te ajudar a compreender e ouvir o mundo. Por isso, a escolha certa do aparelho auditivo é algo tão importante. É um processo personalizado, que envolve algumas etapas para garantir a eficácia do equipamento e o conforto do paciente.

ADAPTAÇÃO DE APARELHO AUDITIVO Antes de mais nada é preciso lembrar que existem vários graus de perda auditiva e muitas causas possíveis. Por isso, o primeiro passo é buscar um diagnóstico preciso da perda auditiva, com exames audiológicos e consultas com médicos e fonoaudiólogos.

O trabalho conjunto desses profissionais é essencial para definir a melhor reabilitação auditiva para cada caso. Depois de uma bateria de exames relativamente simples e indolores, que incluem audiometria e imitanciometria, por exemplo, será determinada as causas, o grau e outros parâmetros da perda auditiva.

Esse diagnóstico detalhado é vital, pois existem muitos modelos de próteses auditivas e elas precisam ser personalizadas para cada caso. Uma vez feito o diagnóstico, o fonoaudiólogo conversa com o paciente sobre suas necessidades auditivas e habilidades para manusear o aparelho. Idosos, por exemplo, possuem capacidade distintas de adultos, assim como crianças possuem um estilo de vida que interfere no uso do dispositivo.

Também é preciso levar em conta a preocupação com a estética e a possibilidade financeira do paciente para investir na reabilitação auditiva. Só depois de analisar todas essas variáveis, o fonoaudiólogo busca um dispositivo compatível com o grau e configuração da perda auditiva do paciente para iniciar os testes.

Como é o processo de escolher um aparelho auditivo? Antes de mais nada, é importante frisar que o paciente precisa da orientação do profissional para tirar o melhor da experiência com o aparelho. Para isso, é vital uma consulta inicial presencial, onde será avaliado o tamanho da orelha para ajuste de moldes, aplicar questionários validados para entender melhor as dificuldades de desempenho auditivo e realizar a verificação das próteses auditivas. Ou seja, a pessoa vai efetivamente usar o aparelho em consultório, para que o especialista faça os testes e ajustes necessários, o que pode incluir audiometria em campo livre e mapeamento de fala, entre outras etapas.

Concluída esta etapa, a pessoa pode receber acompanhamento por teleconsulta, o que também é chamado de telemonitoramento. Assim, o paciente irá relatar sua experiência com o aparelho auditivo e o fonoaudiólogo irá esclarecer dúvidas, fornecer orientação e fazer os ajustes necessários. Tudo à distância e com total comodidade.

O momento de orientação sobre a perda auditiva e as opções disponíveis de aparelhos auditivos é fundamental para que o paciente e familiares compreendam o processo de adaptação e tenham maior aderência ao uso correto do dispositivo. É importante lembrar que a adaptação remota de prótese auditiva não pode ser realizada exclusivamente, sendo indispensável uma primeira consulta presencial para dar início ao tratamento.

Apesar da aparente comodidade oferecida pelas lojas, o ideal é testar o aparelho auditivo no consultório do fonoaudiólogo. A diferença é que no consultório você poderá experimentar diferentes marcas e modelos de aparelhos auditivos, com um único profissional para acompanhar o seu caso ao longo dos anos e discutir o caso com outros profissionais que lhe acompanham se necessário.

No consultório, os testes são feitos com a ajuda do especialista, usando uma série de diretrizes recomendadas e apoiado em evidências científicas, o que possibilita ajustar os dispositivos com precisão e avaliar o desempenho auditivo do paciente em diferentes situações.

Por isso, o fonoaudiólogo deve estar atualizado sobre os diversos produtos disponíveis no mercado e oferecer um serviço de consultoria profissional, visando o bem-estar do paciente, sem oferecer serviços gratuitos ou focando na venda de um produto como fazem algumas lojas.

Lembrando ainda que a legislação brasileira não permite que aparelhos auditivos sejam vendidos livremente, sem indicação profissional. Nesse caso é necessário evitar comprar um dispositivo sem a orientação profissional adequada, já que isso pode impactar negativamente no zumbido e causar outros problemas sérios.

Na hora de escolher o melhor aparelho auditivo busque um diagnóstico preciso da sua perda auditiva e realize os exames complementares necessários. Converse com seu médico e procure a ajuda de um profissional fonoaudiólogo de confiança, que analisará as necessidades auditivas, suas habilidades de manuseio, questões estéticas e a viabilidade financeira para investir na reabilitação auditiva.

Seguindo esses passos é possível encontrar o aparelho auditivo ideal e ter uma ótima experiência com o dispositivo, possibilitando mais saúde e bem-estar ao longo da vida.

Na Fonotom, este adaptação da prótese auditiva é realizado pela Fonoaudióloga Andrea Soares, com larga experiência no atendimento a usuários de aparelhos auditivos.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom