Perda auditiva leve? Entenda a importância da reabilitação auditiva em adultos

Mesmo nos casos em que o grau de perda auditiva é leve, é recomendado que adultos façam reabilitação auditiva para evitar piora no desempenho auditivo e alterações cognitivas.

prótese auditiva A perda auditiva é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e sua prevalência tende a aumentar com o envelhecimento da população estimado para a próxima década. Embora ela possa variar de leve a profunda, muitas vezes é negligenciada ou subestimada, especialmente nos casos em que há pouca perda auditiva e a pessoa acredita que “ainda consegue ouvir, mesmo que com dificuldade”. No entanto, não deve ser assim. Com o tempo, a privação da audição pode trazer outros problemas e até mesmo piorar o quadro. Para isso, a reabilitação auditiva se prova crucial para melhorar a qualidade de vida e a saúde em adultos de todas as idades.

A perda auditiva leve é muitas vezes considerada insignificante ou uma parte normal do envelhecimento, o que leva muitas pessoas a ignorá-la ou atrasar a busca por tratamento. Quando um paciente não trata adequadamente o problema, pode haver uma série de complicações. Alguns exemplos são o isolamento social, depressão e ansiedade, já que a perda auditiva pode dificultar a compreensão da fala em ambientes ruidosos. Aos poucos, os pacientes podem evitar situações sociais em que não conseguem entender as conversas, o que pode afetar a vida social e a autoestima.

Além disso, a perda auditiva leve pode afetar a capacidade de comunicação do paciente com familiares, amigos e colegas de trabalho. A comunicação pode se tornar mais difícil e estressante, o que pode levar a um maior esforço para ouvir e compreender, resultando em fadiga mental e física, o que chamamos de esforço de escuta.

Com o passar do tempo, há um declínio cognitivo em adultos. O esforço para ouvir adequadamente leva a uma sobrecarga mental, já que os pacientes precisam dedicar-se para ouvir e nem sempre conseguem compreender a mensagem, o que pode prejudicar a memória e outras funções do cérebro.

De acordo com o estudo publicado pela The Lancet Commissions, em 2020, indivíduos com perda auditiva adquirida entre 45 e 65 anos tem 1,9 vezes mais chance de desenvolver demência do que pessoas sem perda auditiva.

Mesmo um grau leve de perda auditiva pode desencadear a presença de zumbido, prejudica a capacidade de compreender as informações, avisos sonoros e as instruções em um ambiente de trabalho, o que pode afetar negativamente o desempenho e a segurança no trabalho ou mesmo ao caminhar na rua.

Como tratar a perda auditiva leve em adultos? Para solucionar essas e outras questões, a reabilitação auditiva em adultos melhora a capacidade de ouvir e compreender a fala em ambientes ruidosos, o que leva a uma melhor comunicação e interação social. Além disso, o tratamento pode melhorar a qualidade de vida e o bem-estar emocional dos adultos com perda leve.

O primeiro passo antes da reabilitação auditiva é realizar uma avaliação audiológica completa para determinar a causa e o grau da perda auditiva. O processo inclui um exame físico do ouvido, uma audiometria tonal e vocal, imitanciometria e outros exames, se necessário.

A audiometria é um dos exames mais importantes na avaliação auditiva. Ele avalia a capacidade do paciente de ouvir diferentes frequências e volumes de som em cada ouvido. Além disso, é importante avaliar o impacto da perda auditiva na qualidade de vida do paciente, o que pode ser feito por meio de questionários específicos.

Existem vários tratamentos disponíveis para a reabilitação auditiva em adultos, dependendo da causa e do grau da perda auditiva. Os tratamentos podem incluir o uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares, entre outras opções. Os aparelhos auditivos são os tratamentos mais comuns para a perda auditiva, mesmo que leve. Eles amplificam os sons e ajudam o paciente a ouvir melhor em diferentes ambientes.

Existem vários tipos de aparelhos auditivos disponíveis no mercado, incluindo aparelhos dentro do canal auditivo, aparelhos retroauriculares e aparelhos de condução óssea. O tipo de aparelho auditivo recomendado dependerá da causa e do grau da perda, bem como das necessidades e preferências do paciente.

Para pacientes com perda auditiva profunda, o implante coclear pode ser uma opção. Ele é um dispositivo médico eletrônico que é colocado cirurgicamente na orelha interna do paciente e estimula diretamente o nervo auditivo. O implante coclear pode ajudar a melhorar a capacidade de ouvir e entender a fala em ambientes ruidosos e pode ser uma opção para pacientes que não se beneficiaram dos aparelhos convencionais.

A reabilitação auditiva para paciente com perda auditiva pode ser associada à terapia com uso de gerador sonoro, uma opção para pacientes com zumbido ou desconforto a sons como os casos de hiperacusia.

Além disso, é importante lembrar que a reabilitação auditiva é um processo contínuo que pode envolver várias etapas e tratamentos. É importante que os pacientes com perda auditiva de qualquer grau busquem ajuda profissional o mais cedo possível para encontrar as melhores opções de tratamento para suas necessidades individuais.

No caso de detectar qualquer dificuldade para ouvir, é vital buscar ajuda do fonoaudiólogo para realizar a avaliação audiológica e, se for o caso, iniciar a reabilitação auditiva. O tratamento precoce do problema evita complicações futuras, garantindo mais saúde e um envelhecimento saudável.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom