Avaliação audiológica infantil em campo livre ou com fones?

Uma dúvida comum dos pais ao agendar a audiometria do seu filho é sobre a diferença dos exames da avaliação audiológica infantil em campo livre ou com fones.



audiometria infantil condicionada Na Audiometria em Campo, o som é apresentado em caixas de som. A vantagem é ter menor tempo de exame e possibilitar a avaliação de crianças que não permitem a colocação dos fones ou não permanecem com eles o tempo suficiente para finalizar a avaliação.

Como o som é apresentando nas caixas de som, as duas orelhas são estimuladas ao mesmo tempo. A desvantagem desse exame é que o resultado representa sempre as respostas da melhor orelha e não exclui a presença de perda auditiva em uma das orelhas.

Na Audiometria com fones o som é apresentado em fones de ouvido calibrados, permitindo estimular cada orelha separadamente apresentando os estímulos de fala e tom puro alternadamente. A grande vantagem deste exame é identificar como cada orelha escuta separadamente. Permitindo assim um diagnóstico mais preciso em relação à audição da criança.

Como o som é apresentado de forma alternada, ele é mais demorado e a criança pode se cansar de ficar com os fones, sendo esta uma desvantagem na avaliação. O profissional sempre deve buscar avaliar a audição da criança com fones, para buscar identificar como cada uma das orelhas escutam, descartando assim assimetria de perda auditiva como as perdas auditivas unilaterais.

A audiometria infantil condicionada (também chamada de
audiometria lúdica) pode ser realizada tanto na audiometria em campo, como na audiometria com fones, usando a técnica com condicionamento de encaixes ou com reforço visual.

É recomendado que no momento da avaliação seja realizada também a Imitanciometria, para identificar se tem alteração de orelha média como as otites, muito frequentes em crianças.

A realização deve ser feita de forma personalizada para cada criança, com protocolos adaptados conforme a idade, características do desenvolvimento, desenvolvimento de fala e linguagem, respeitando a necessidade de cada um.

Sempre que necessário a avaliação audiológica infantil deverá ser complementada com Emissões Otoacústicas, ou ainda com o BERA/PEATE, exames objetivos que independem da resposta da criança. Lembrando que esses exames são exames complementares e não substituem a audiometria.

Quando falamos em avaliação audiológica infantil a análise conjunta dos exames. O princípio do cross-check(dupla checagem), consiste na confirmação dos resultados obtidos nos testes eletroacústicos, eletrofisiológicos e comportamentais, que são independentes entre si. para garantir um diagnóstico audiológico preciso.>

O ideal é sempre realizar todos os exames no mesmo dia, para evitar que infecções de ouvido ou resfriados entre um retorno e outro influenciem nos testes.

Além disso, certifique-se da experiência do profissional fonoaudiólogo em exames infantis e confirme se a clínica possui equipamentos e protocolos adequados para o atendimento das crianças. Isso facilita o exame e torna o procedimento mais agradável para os pequenos.

Na Fonotom a avaliação audiológica infantil é realizada com 2 profissionais fonoaudiólogos na sala.  Nossa intenção é conseguir manter por maior tempo a atenção da criança, entregar resultados confiáveis e evitar retornos desnecessários.

Não se esqueça: ao agendar o exame, escolha um horário que a criança não tenha o hábito de dormir e esteja alimentada.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom