Para que serve o exame de Emissões Otoacústicas?

O exame de emissões otoacústicas são parte importante da avaliação audiológica e pode detectar precocemente a perda auditiva. Também conhecido como teste da orelhinha, o Exame de Otoemissões Acústicas  é um exame indolor e indicado para todas as idades.

EMISSOES OTOACUSTICAS Enquanto a audiometria convencional avalia apenas parte da audição do paciente e a capacidade para ouvir e interpretar sons, com as emissões otoacústicas é possível avaliar o funcionamento da orelha interna em toda a faixa de frequências até 12KHz.

O exame de Emissões Otoacústicas (EOA)  é realizado dentro de uma sala acústica e é indolor, sempre deve ser realizado junto o exame de imitanciometria.  O tempo de avaliação é em torno de 30 minutos e não é preciso nenhum tipo de preparo. Executado por um profissional fonoaudiólogo utilizando um equipamento específico com uma sonda que será introduzida na orelha do paciente.

Ao contrário da audiometria convencional, este exame não determina o grau de perda auditiva, mas ajuda na identificação precoce de alterações auditivas e para monitorar alterações em pacientes que estão sob diversos tipos de tratamento.

Existem dois tipos de avaliação das Emissões Otoacústicas, uma delas é a Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção (EOAPD) e a outra Emissões Otoacústicas por Estímulos Transientes (EOAT).

Saiba quais indicações para avaliação das emissões otoacústicas Teste da Orelhinha: É o exame realizado ainda na maternidade para identificar perda auditiva ao nascimento. É um exame rápido e indolor que pode ser realizado com o bebê dormindo ou acordado.

Avaliação Audiológica Infantil: Indicada para complementar a avaliação auditiva comportamental, conforme recomendado pelo Joint Committee on Infant Hearing 2019, com um exame objetivo - que não depende da resposta da criança. A avaliação audiológica de crianças pequenas é importante cruzar as respostas (subjetivas e objetivas) para garantir um diagnóstico audiológico preciso.

Avaliação de paciente com Zumbido: Diversos estudos mostram que pacientes com zumbido e audição normal nas audiometria convencional (de 250Hza 8.000Hz) podem apresentar alterações nas EOA. Os resultados deste exame podem ser considerados para uma estratégia nas ações preventivas e identificação precoce das alterações auditivas.

Monitoramento Audiológico: Indicado para monitorar a audição de trabalhadores expostos a ruído, pacientes em tratamentos com uso de medicação ototóxica entre outros.

O exame de Otoemissões deve ser sempre associado a avaliação audiológica comportamental com audiometria e também com a imitanciometria para garantir análise mais precisa da audição do paciente. Esse exame também pode ser realizado juntamente com a acufenometria, essencial para avaliar casos específicos, como zumbido.

A avaliação das Emissões é um bom método de investigação clínica, podendo complementar o protocolo de investigação audiológica inicial como nos casos expostos acima.

Ao perceber zumbido ou dificuldade para ouvir faça uma avaliação audiológica completa.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom