Quando o exame BERA é indicado?

O Exame BERA (Brainstem Evoked Response Auditory) ou PEATE (Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) é um exame indicado para avaliar a integridade funcional do sistema auditivo, com uso de eletrodos de superfície.

peate O BERA pode ser realizado com um estímulo click (de banda larga) ou por frequência específica. Mas você sabe a diferença entre eles?

No BERA CLICK é utilizado um estímulo sonoro intenso, de banda larga (click), para estimular a cóclea e analisar a trajetória auditiva desde o nervo auditivo até a região do tronco encefálico. O objetivo do BERA CLICK não é determinar o limiar auditivo, o quanto o paciente escuta e sim para avaliar a integridade funcional do sistema auditivo desde o nervo auditivo até a região do tronco encefálico.

No BERA por frequência específica são utilizados diversos estímulos sonoros de menor intensidade, separadamente por frequências específicas (500, 1000, 2000 e 4000Hz). O objetivo do BERA por frequência específica é determinar o limiar eletrofisiológico, similar ao que avaliamos na audio.

Como você pode observar o BERA CLICK tem um objetivo diferente do BERA por frequência específica. O PEATE por frequência específica é indicado quando queremos buscar o limiar auditivo do paciente que não conseguiu responder adequadamente para a audiometria. Pela especificidade da avaliação por frequência específica, esse exame é mais demorado que o BERA por estímulo CLICK. E por isso, para alguns pacientes, é indicado fazer com sedação, especialmente se forem crianças pequenas ou pacientes com dificuldade de se manter deitado sem movimento por um período mais longo.

Na Fonotom realizamos avaliação audiológica infantil com duas profissionais. Nesta avaliação incluímos audiometria condicionada, imitanciometria e emissões otoacústicas. No entanto, algumas vezes, a criança não consegue responder de forma confiável ao estímulos ou não permite a realização das emissões otoacústicas. Casos como estes são indicados para realiza o BERA / PEATE com frequência específica, se necessário, com sedação.

A avaliação por BERA por frequência específica não dispensa a avaliação auditiva comportamental em pacientes crianças, bebês, ou com transtorno do espectro autista. São exames complementares que pode trazer informações diferentes e muito ricas para os profissionais que estão acompanhando o paciente.

É essencial que seu médico descreva qual o método de avaliação que você precisa realizar, para que não aconteça erro no agendamento.

Quais as indicações para o BERA CLICK
  • Investigação da integridade funcional do sistema auditivo;
  • Atividade sináptica no sistema auditivo;
  • Importante instrumento na presença de perda auditiva assimétrica e perdas auditivas unilaterais;
  • Schwannoma vestibular;
  • Quadros de zumbido e hiperacusia;
  • Percepção de fala incompatível com os resultados da audiometria;
  • Inconsistência de respostas na audiometria;
  • Suspeita de tumores na via auditiva;
  • Diagnóstico diferencial da Doença do Espectro da Neuropatia Auditiva;
  • Avaliação complementar das vestibulopatias.
O BERA, também pode ser chamado de audiometria de tronco cerebral ou Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico, são todas terminologias para o mesmo exame.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois exames, converse com seu médico sobre qual é o mais indicado para você ou seu filho.

Na Fonotom você pode agendar o BERA Click para pacientes de todas as idades.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom