O que é e como é feita a avaliação audiológica infantil?

A avaliação audiológica infantil é um conjunto de exames usados para diagnosticar alterações no sistema auditivo da criança, ajudando no desenvolvimento infantil

audiometria infantil Durante vários momentos da vida da criança os pais se deparam com a necessidade de realizar a avaliação audiológica infantil. Esse procedimento é essencial para avaliar a audição dos pequenos e detectar qualquer alteração que possa impactar o aprendizado e o desenvolvimento. Mas, afinal, o que os pais devem buscar na hora de realizar a avaliação audiológica infantil?

Antes de qualquer coisa, vale explicar que essa avaliação é na realidade um conjunto de exames, que são realizados pelo fonoaudiólogo. São testes indolores, rápidos e que não exigem preparo prévio. Eles são capazes de medir o grau de audição e avaliar a pressão do ouvido, e em caso de alterações, ajudam o médico a determinar o melhor tratamento para ajudar a corrigir o problema.

Os principais exames auditivos para a criança são: audiometria condicionada ou audiometria comportamental, imitanciometria e emissões otoacústicas. A audiometria é separada em tonal e de fala. Na logoaudiometria (audiometria vocal), o fonoaudiólogo irá detectar a capacidade da criança a responder quando chamada pelo nome, ou a discriminar os sons da fala. Já a audiometria tonal avalia o grau de audição do paciente em relação a sons emitidos em diversas frequências. Nesse caso, é possível utilizar diferentes técnicas, com brinquedos de encaixe ou estímulos luminosos, para manter a atenção da criança durante a avaliação.

Na imitanciometria avaliamos todo o mecanismo da orelha média, incluindo a mobilidade da membrana timpânica e o reflexo acústico. Pode ser realizada desde o primeiro mês de vida e é muito importante no diagnóstico de otite média e disfunção tubária, principalmente para crianças com infecções de ouvido recorrentes.

Por fim, as emissões otoacústicas são conhecidas como o famoso “teste da orelhinha”, obrigatório em todas as maternidades brasileiras. Pode ser aplicado desde o primeiro dia de vida, com o bebê dormindo ou acordado, é indolor e independe da resposta do paciente. Ele ajuda a identificar precocemente a perda auditiva e confirmar as respostas das avaliações comportamentais. Esta confirmação, que os profissionais chamam de cross-check, é muito importante principalmente para crianças que tem dificuldade para compreender e responder aos exames comportamentais, entre elas crianças com alterações neurológicas, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou aquelas com transtorno do espectro autista.

Antes de realizar os exames, o fonoaudiólogo conversa com os pais, ou responsáveis para entender o processo de desenvolvimento e colher informações sobre o nascimento e doenças preexistentes, que possibilitará uma avaliação personalizada e adequada para cada fase do desenvolvimento.

Qual a importância da avaliação audiológica infantil? Ouvir bem é um fator importante no desenvolvimento infantil. É durante a infância que o cérebro da criança aprende mais rápido. Portanto, nesta fase, alterações na audição podem ser altamente prejudiciais para o desenvolvimento da fala, aprendizado e socialização.

Uma criança que ouve mal pode desenvolver problemas de relacionamento com os colegas na escola, depressão, ter atraso para desenvolver a fala e a escrita além de sentir-se excluída. Quanto mais cedo os problemas auditivos forem detectados, menores serão os impactos no estilo de vida da criança e mais fácil e eficaz será o tratamento.

Lembrando que o resultado da triagem auditiva realizada na maternidade é uma fotografia da audição do bebê naquele momento, e não garante que não haverá mudanças na audição ao longo da vida. Checar a audição do seu filho não deve ser algo feito apenas durante os primeiros anos de vida. É fundamental incluir os exames audiológicos na rotina da criança regularmente. Da mesma forma, adultos precisam monitorar a sua audição.

O ideal é sempre realizar todos os exames no mesmo dia, para evitar que infecções de ouvido ou resfriados entre um retorno e outro influenciem nos testes. Além disso, certifique-se da experiência do profissional fonoaudiólogo em exames infantis e confirme se a clínica possui equipamentos e protocolos adequados para o atendimento das crianças. Isso facilita o exame e torna o procedimento mais agradável para os pequenos.

A avaliação audiológica infantil pode ser requisitada, geralmente, por fonoaudiólogos, médicos pediatras e otorrinolaringologistas, diante de alguns sintomas como: atraso de fala, dificuldade de socialização, otites frequentes, secreção ou dor no ouvido. Na FONOTOM todo o processo é realizado em sala acústica, para maior bem-estar do paciente. Além disso, em pacientes menores de 4 anos, a FONOTOM realiza os exames com dois fonoaudiólogos ao mesmo tempo, o que garante mais conforto aos pequenos pacientes.

Durante a idade escolar, é altamente recomendável realizar exames de audição. Algumas crianças, mesmo com acuidade auditiva normal, apresentam dificuldades de processar a informação auditiva detectada, podendo apresentar dificuldades de aprendizagem e de concentração em sala de aula. Nesses casos, pode ser indicada uma Avaliação do processamento auditivo central, um tipo de exame que avalia como o cérebro processa, analisa e interpreta as informações que a criança escuta e pode ser realizado a partir dos 4 anos de idade.

Assim como a saúde geral de uma criança é vista mês a mês com as idas ao pediatra, seria importante que ao menos uma vez ao ano os pais procurassem saber sobre a saúde auditiva de seus pequenos. Ao realizar a avaliação audiológica infantil no seu filho você evitará que qualquer problema auditivo não detectado possa trazer prejuízos para sua vida futura.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom