Saiba a importância da manutenção dos aparelhos auditivos e como realizá-la

Você sabe qual a importância de realizar a manutenção dos aparelhos auditivos periodicamente? O uso correto do aparelho auditivo envolve uma série de cuidados diários e de visitas regulares ao fonoaudiólogo para evitar problemas. Saiba mais.

manutenção dos aparelhos auditivos A perda auditiva é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo Para muitos, a solução é comprar um aparelho auditivo. No mercado existem muitas opções, que atendem diversos perfis de paciente e contam com alta tecnologia. Mas, assim como qualquer dispositivo eletrônico, os aparelhos auditivos também precisam de manutenção regular para funcionar de forma eficaz. Neste texto vamos falar sobre a importância da manutenção desse equipamento, como ela é realizada e qual é a periodicidade recomendada.

Por que a manutenção do aparelho auditivo é importante? Esses dispositivos eletrônicos sofisticados são projetados para ajudar as pessoas a ouvir melhor. Eles têm uma série de componentes, incluindo microfones, amplificadores, receptores e baterias, que trabalham juntos para captar, amplificar e transmitir o som para os ouvidos do usuário. Como qualquer dispositivo eletrônico, os aparelhos auditivos são suscetíveis a desgaste e danos. É por isso que a manutenção regular é tão importante. Uma manutenção adequada pode prolongar sua vida útil e garantir que ele continue funcionando de maneira eficaz. Além disso, o cuidado constante também pode ajudar a prevenir problemas como infecções de ouvido e irritações na pele. Um aparelho auditivo mal mantido, além de não funcionar adequadamente, pode acumular sujeira, cera de ouvido e bactérias.

Como é realizada a manutenção do aparelho auditivo? Algumas das tarefas de manutenção que podem ser realizadas pelo paciente em casa incluem:

Limpeza diária: Deve-se limpar o aparelho auditivo diariamente para evitar o acúmulo de sujeira, cera de ouvido e bactérias. Use um pano macio e seco para limpar o exterior do equipamento. Você também pode usar uma escova macia para remover a sujeira e a cera dos orifícios. Evite a aplicação de álcool ou produtos químicos, que podem danificar o aparelho auditivo.

Troca regular das baterias: Atualmente temos aparelhos auditivos recarregáveis ou com uso baterias descartáveis. Se o seu aparelho usar pilhas para funcionar, certifique-se de trocar as baterias regularmente para garantir que ele funcione de forma eficaz. Em geral, os fabricantes recomendam a troca das baterias a cada 5-7 dias, mas isso depende do modelo do equipamento e do tipo de uso. É muito importante sempre guardar os aparelhos auditivos com a gaveta de pilha aberta, além de não gastar a carga desnecessariamente evita que a pilha vaze dentro do dispositivo. E não se esqueça de ficar atento a posição correta de inserir as pilhas no aparelho auditivo!

Verificação das olivas, moldes, tubos e fios: Verifique regularmente se a saída de som do seu aparelho auditivo está limpa e desobstruída. Se você notar qualquer bloqueio ou sujeira, use uma escova macia para remover a obstrução. Pça ao seu fonoaudiólogo para lhe ensinar como fazer essa operação.

Além dessas tarefas de manutenção básicas, também deve-se realizar um acompanhamento periódico com um fonoaudiólogo, para avaliar os aparelhos auditivos, atualizar os recursos disponíveis para a programação, esclarecer dúvidas e fazer ajustes necessários. O indicado é que o acompanhamento profissional ocorra a cada seis meses ou conforme recomendado pelo seu fonoaudiólogo.

Durante a avaliação do fonoaudiólogo, ele irá limpar e inspecionar o aparelho auditivo para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Ele também irá ajustar as configurações do seu aparelho auditivo para garantir que o paciente esteja recebendo a amplificação adequada e que o equipamento esteja configurado corretamente para as características da perda auditiva. Em geral, são realizados exames de medição, como a audiometria, que indicam o grau de perda auditiva e identificam quaisquer mudanças na audição, antes de qualquer ajuste.

Se você notar qualquer problema com o seu aparelho auditivo, como distorção do som, microfonia ou falha na amplificação, agende uma avaliação com o seu fonoaudiólogo o mais rápido possível. Eles podem diagnosticar e corrigir qualquer problema com o dispositivo antes que ele piore ou que haja impactos negativos para o paciente.

Qual é a periodicidade recomendada para a manutenção do aparelho auditivo? A frequência recomendada para a manutenção de aparelhos auditivos varia de acordo com o tipo de aparelho, o fabricante e as necessidades de cada usuário. Em geral, os fabricantes recomendam que os usuários levem os dispositivos para avaliação e limpeza profissional a cada seis meses. No entanto, se você usar o seu com frequência, perceber qualquer mudança no uso ou se tiver problemas de cera de ouvido excessiva, pode ser necessário uma manutenção mais frequente. O seu fonoaudiólogo poderá lhe orientar qual a melhor rotina de manutenção para o seu caso. Isso sem esquecer da importância de acompanhar com médico otorrino para remoção de excesso de cerume, que pode impactar no uso dos aparelhos auditivos e monitorar a audição com exames de audiometria anualmente.

Além disso, é importante seguir as recomendações do fabricante em relação à substituição das peças. As baterias descartáveis devem ser substituídas dentro do prazo indicado, enquanto as baterias recarregáveis devem ser substituídas conforme as recomendações do manual. Os moldes , olivas e filtros do aparelho auditivo também podem precisar ser substituídos periodicamente, dependendo do desgaste.

A manutenção regular é crucial para garantir que eles continuem operando de maneira eficaz por muito tempo e ainda ajuda a prevenir problemas de saúde. Com visitas frequentes ao fonoaudiólogo, é possível garantir que o aparelho auditivo funcione corretamente e proporcione a amplificação de som necessária para melhorar a qualidade de vida.

Lembre-se: a nossa audição pode mudar com o tempo, por isso é essencial avalia-la regularmente e fazer os ajustes necessários na programação dos aparelhos auditivos. Só assim será possível garantir a adequada audibilidade no dia a dia, principalmente para compreender a fala.

Assista aqui alguns vídeos de como cuidar dos seus aparelhos auditivos

Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom