Preciso usar um ou dois aparelhos auditivos? Entenda qual é a sua necessidade

A dúvida é comum em pacientes que buscam por aparelhos auditivos. A gente explica porque ouvir bem dos dois ouvidos é fundamental para sua saúde.

prótese auditiva Ouvir bem é essencial para que as pessoas entendam o mundo ao seu redor. Por isso, muitas vezes nas quais uma perda auditiva é diagnosticada é indicado o uso de aparelhos auditivos. Esses dispositivos ajudam o paciente a equilibrar sua audição de forma saudável. Mas logo surge a primeira dúvida: Será que preciso usar uma ou duas próteses auditivas?

A resposta é simples. Se a perda auditiva ocorre nas duas orelhas, você vai precisar de dois aparelhos. É o que chamamos de adaptação bilateral. O uso de um aparelho é indicado apenas quando um das orelhas tem perda auditiva.

Mas não precisa se preocupar. O uso de dois aparelhos é indicado para dar mais conforto e qualidade de audição ao paciente. E não tem mistério algum. A tecnologia evoluiu muito e os aparelhos atuais possuem capacidade de entregar uma audição de qualidade para diferentes níveis de perda auditiva.

Para que serve aparelho auditivo nas duas orelhas? É a forma como ouvimos naturalmente, desde que nascemos. Fomos projetados para ouvir com as duas orelha. Esse tipo de audição (binaural) nos ajuda a localizar sons, não importa de onde eles vêm. Ele também nos permite focar precisamente no que queremos ouvir, deixando-nos perceber certos sons como a fala mais alta e mais clara, ignorando os outros sons ao redor.

Quando estamos com a audição saudável, recebemos estímulos das duas orelhas. É como ouvir duas vezes o mesmo som, o que ajuda o cérebro a juntar esses sinais e entrega uma maior clareza auditiva, decodificando melhor o que ouvimos, de onde ouvimos e como ouvimos.

O nosso sistema auditivo é tão complexo, que ele nos permite silenciar certos ruídos e focar naquilo que realmente importa. Isso quer dizer que se você está em um ambiente cheio de ruídos, como na rua ou em uma festa, ouvir com as duas orelhas ajuda o cérebro a focar e compreender melhor o som que realmente te interessa. Outro ponto ajudado pela audição binaural está na compreensão da fala. Em uma situação com vários ruídos, ouvir com as duas orelhas permite que seu cérebro ignore os sons ao redor e foque apenas na fala, permitindo que você entenda melhor o que é dito.

Este é um dos motivos que torna o tratamento da perda auditiva tão importante. Quando ouvimos melhor estimulamos o nosso cérebro e aumentamos a nossa compreensão do mundo. No caso de falhas na audição, é possível usar aparelhos específicos para cada caso e corrigir o problema. Assim, estimulamos o cérebro a continuar saudável e ter uma melhor interação com o ambiente, buscando com a adaptação bilateral ter os benefícios mais próximos possíveis da audição binaural.

A evolução tecnológica dos aparelhos auditivos Antigamente era comum que as pessoas com perda auditiva usassem apenas um aparelho. Mas isso mudou nos últimos anos. Com o avanço das pesquisas, foi detectado que a orelha que não recebe aparelho auditivo piora em desempenho.  O paciente começa a ter cada dia mais dificuldade para compreender a fala, além de perder todas as vantagens da audição bilateral. Neste caso, a demora em dar o suporte adequado a outra orelha faz com que a adaptação seja muito mais difícil.

Como os aparelhos auditivos funcionam? O aparelho auditivo serve para suprir um déficit de audição. Atualmente, os dispositivos são desenvolvidos pensando na tecnologia bilateral. No caso da pessoa com perda auditiva as duas orelhas, os aparelhos vão conversar entre si. Eles trocam informações e entregam uma melhor resposta ao cérebro, melhorando a compreensão de fala e a capacidade de identificar de onde vem o ruído. O uso de dois aparelhos ainda pode ajudar a  escutar melhor sons específicos em ambientes com muito ruído e localizar com mais precisão de onde vem o som.

É importante que antes de adquirir qualquer aparelho auditivo, você converse com seu fonoaudiólogo. Ele é o profissional indicado para auxiliar você a adquirir, operar e usufruir de todos os benefícios que os aparelhos auditivos podem trazer para seu dia a dia. Por meio de testes variados (audiometria de altas frequências, pesquisar de limiar de desconforto, mapeamento de fala, entre outros) e diferentes adaptações, este profissional vai adequar a prótese auditiva para sua necessidade, avaliando cada caso e entregando mais conforto para o paciente.

Não se esqueça de, ao menor sinal de que você não anda ouvindo bem, procurar a ajuda médica adequada. Procure um médico para que ele possa diagnosticar e indicar o melhor tratamento para seu caso. Quanto antes você tratar, melhor para seu corpo e para sua qualidade de vida.

Um alerta comum para iniciar a busca por tratamento é começar a perceber que escuta mas não entende o que os outros falam.

Se ainda tem dúvidas de como pode ser o processo de adaptação dos aparelhos auditivos, entre em contato e converse com a fonoaudióloga para esclarecer suas dúvidas.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom