Quais os exames para diagnosticar tontura?

Milhares de pessoas sofrem constantemente com tontura e ainda desconhecem quais os exames para diagnosticar tontura

exame otoneuro
Em geral, os problemas com equilíbrio estão relacionados com o labirinto, também conhecido como ouvido interno. Ele é uma parte essencial do sistema auditivo, onde se concentra a cóclea e o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio e manutenção da posição do corpo no espaço. Quando há qualquer tipo de alteração no sistema vestibular, o cérebro pode perder a “noção de espaço” e acontecem os episódios de tontura. Segundo estudo realizado pela Unifesp, as doenças do labirinto, ou popularmente “labirintite” afeta cerca de 33% da população brasileira.

Imagine tudo girando, desequilíbrio, enjoo e sensação de que não há chão sob os seus pés. Em alguns casos, até ficar parado pode ser impossível. É mais ou menos assim que a tontura age em nosso corpo. Porém, nem sempre a causa tem como origem o labirinto.

As causas para a tontura são muitas. Desde otites, passando por problemas na coluna e posturais e até problemas metabólicos e dieta inadequada. Problema como falta de vitamina D, anemia, hipoglicemia e doenças cardiovasculares podem afetar o bom funcionamento do labirinto e desencadear os episódios de tontura.

Existem mais de 300 causas de tontura, e desde exames básicos de sangue até exames complexos como ressonância magnética podem ser solicitados, dependendo do caso. Daí a importância de buscar ajuda médica para realizar um diagnóstico adequado.

Quais os exames para diagnosticar tontura? O exame otoneurológico avalia a função do labirinto com diversos estímulos e movimentos de olhos, cabeça e corpo. Ele tem duração média de uma hora e é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, quando realizada a eletronistagmografia, ou óculos com câmeras infravermelhas - no caso da videonistagmografia - que registram as respostas dos testes realizados.

 “Além dos exames clínicos, é importante que o paciente realize audiometria tonal e vocal, o que permite aferir como está a audição do paciente, associada à nistagmografia para o otoneurológico completo, indicado em muitos casos de tontura e vertigem” – explica Cleiton Fortes, fonoaudiólogo da FONOTOM.

Todas as informações são registradas no computador e são analisadas pelo fonoaudiólogo. Ele quem vai descrever tudo em um relatório que será analisado pelo médico.

Caso seja detectada qualquer alteração, pode-se iniciar o tratamento, que consiste de diversas abordagens combinadas.  O tratamento da tontura pode incluir medicamentos, que aliviam os sintomas, e também técnicas, exercícios e manobras que podem ajudar o paciente a recuperar o equilíbrio. Um dos recursos mais utilizados no tratamento da tontura é a Reabilitação Vestibular, uma técnica que consiste em exercícios específicos e repetitivos para ajudar a aliviar os sintomas.

É como um treinamento para o cérebro lidar melhor com a tontura. O fonoaudiólogo aplica os exercícios, visando a melhora do equilíbrio, redução das crises e melhora da tontura para que o indivíduo retome as atividades rotineiras. Vale lembrar que cada paciente possui necessidades especiais, portanto a reabilitação vestibular é completamente personalizada para cada caso. Ela contribui para regredir os sintomas, ou em casos mais graves, conseguir uma melhora significativa.

É importante salientar que casos de tontura são mais comuns em idosos e pessoas que possuem alterações na audição. No entanto, o problema pode acometer jovens, crianças e adultos, inclusive aqueles com audição perfeita. A tontura não é uma doença em si, mas sim um sinal de que algo em nosso organismo não está bem. Muitas vezes, ao tratar a causa, a tontura some e o paciente retoma sua qualidade de vida. No entanto, quanto mais tempo é adiado o tratamento, maiores podem ser os danos da tontura ao organismo.

Algumas medidas preventivas podem ser adotadas por todos na luta contra a tontura, como uma boa alimentação, hidratação e a realização de exercícios físicos moderados. Deve-se também evitar o consumo exagerado de carboidratos e açúcar. As substâncias estimulantes contidas no café, chá, refrigerantes do tipo cola e chocolates também não são bem-vindas para os pacientes com tontura. Fumar e ingerir de bebidas alcoólicas deve ser sempre evitado.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom