Eletrococleografia
Exame de Eletrococleografia é fundamental nos casos em que se está investigando uma suspeita da Síndrome de Meniére (hidropsia endolinfática).
Realize o seu exame de

Eletrococleografia

(ECOG) na clínica Fonotom e obtenha uma avaliação precisa da atividade elétrica do seu ouvido interno em resposta a estímulos sonoros.

Durante o

exame ECOG

, são registradas as respostas elétricas do ouvido interno, que são cuidadosamente analisadas para avaliar a presença de possíveis distúrbios auditivos, como a doença de Menière.

A Síndrome de Menière é uma condição em que a pressão do líquido endolinfático, presente nos canais do ouvido interno, se eleva devido a diversas razões, como a diabetes, resultando em alterações na composição química desse líquido.

Essa modificação da composição do líquido pode causar um aumento da pressão, levando ao escape desse líquido dos canais. Se você apresenta sintomas como zumbido, perda auditiva e/ou vertigem, o exame de Eletrococleografia é altamente recomendado para auxiliar no diagnóstico diferencial, incluindo a possibilidade da Síndrome de Menière.

A Eletrococleografia também pode ser indicada para investigar o Microfonismo Coclear, uma importante avaliação nos casos de suspeita de Neuropatia Auditiva, e pode ser realizada inclusive em crianças pequenas.

Estudos recentes demonstram que a Eletrococleografia pode ser útil no diagnóstico do transtorno do zumbido, mesmo antes de haver alterações na Audiometria ou nas Emissões Otoacústicas.

Se todos os outros exames de zumbido apresentarem resultados "normais", a Eletrococleografia é uma opção valiosa para fornecer informações adicionais.

Agende agora o seu exame de Eletrococleografia e tenha acesso a uma avaliação completa e precisa do seu ouvido interno.

Como é realizado?
Existem duas opções para realizar o exame de Eletrococleografia. Na primeira opção, são posicionados eletrodos, sendo um deles intratimpânico, que é colocado em contato com a membrana timpânica. Embora o exame seja indolor, pode causar algum desconforto ao paciente.

Na segunda opção, oferecida pelas fonoaudiólogas da Fonotom, utilizamos um eletrodo revestido de ouro com uma pasta eletrolítica na entrada do ouvido. Essa abordagem proporciona um procedimento sem desconforto para o paciente. Os eletrodos registram as respostas elétricas do ouvido interno, que são analisadas para avaliar a presença de possíveis distúrbios auditivos.

Agende agora mesmo o seu exame de Eletrococleografia em São Paulo, na Fonotom, e conte com a expertise das nossas fonoaudiólogas para uma avaliação precisa e confortável do seu ouvido interno.
exame Eletrococleografia
Veja também
Nossa estrutura
Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom