Você escuta bem? Ou escuta, mas não entende?

Quando alguém não escuta bem pode passar a ter pequenas dificuldades no dia a dia sem perceber. A diminuição da audição pode ser, literalmente, um inimigo silencioso.

envelhecimento surdez É normal que a idade ou outros fatores nos levem a ter dificuldades para ouvir bem.

Aos poucos, vamos deixando de entender a piada dos amigos ou o trecho daquela música que estamos acostumados, não percebemos o canto dos passarinhos e o barulho da chuva caindo.

Muitas vezes são os amigos e familiares que alertam para nossa dificuldade de audição.

A queixa “eu escuto, mas não entendo” é muito comum. Isso acontece porque normalmente a perda auditiva tem início nas frequências mais agudas (dificultando a captação de todos os sons da fala), mas as frequências graves tendem a ficar mais preservadas (permitindo escutar a fala).

Além disso, a perda auditiva pode afetar a atenção, memória e acelerar o processo de demência.

Em 2020 um artigo na Lancet apresentou 12 fatores de risco potencialmente modificáveis para demência, entre eles está a deficiência auditiva (já presente nesta lista desde 2017) juntamente com baixa educação, hipertensão, tabagismo, obesidade, depressão, inatividade física, diabetes, e baixo contato social, consumo excessivo de álcool, lesão cerebral traumática e poluição do ar.

O número de idosos, incluindo aqueles que vivem com demência, está aumentando, à medida que a mortalidade em idade mais jovem diminui. No entanto, a incidência de demência específica para a idade caiu em muitos países, provavelmente devido a melhorias na educação, nutrição, cuidados de saúde e mudanças no estilo de vida.

No estudo, observou-se que a perda auditiva na meia idade é um dos grandes fatores de risco modificáveis para demência. O que demonstra a importância de avaliação audiológica periódica e intervenção precoce com reabilitação auditiva sempre que necessário.

Em alguns casos a perda auditiva pode ser unilateral, ou seja, afetar uma só orelha. O problema é que muitas pessoas com perda auditiva unilateral demoram em perceber o problema, especialmente quando a perda vem desde o nascimento. Muitos resistem a procurar ajuda especializada, em especial nos casos de perda parcial da audição. Em partes, conversar com um surdo unilateral num ambiente fechado e silencioso pode ser tão simples e fácil quanto conversar com alguém sem problemas auditivos. Mas na realidade sonora do dia a dia, com um mundo cada vez mais barulhento e complexo, a falta da função de uma das orelhas pode ser gigantesca.

Um outro ponto importante é chamar atenção para as alterações auditivas após covid.

Responda a essas perguntas para saber se você escuta bem

  • Em ambiente com ruído, você tem dificuldade para entender o que as pessoas falam?
  • Ao telefone, você tem dificuldade para entender o que as pessoas falam?
  • Você aumenta o volume da televisão?
  • Procura evitar reuniões sociais porque não entende quando muitas pessoas falam ao mesmo tempo?
  • Você tem a sensação que escuta, mas não entende?


  • Se você respondeu sim, para algumas dessas perguntas, é importante fazer uma avaliação da sua audição.

    Além de afetar cognitivamente e socialmente, a perda de audição pode provocar zumbido, afetando o sono e a qualidade de vida dos pacientes.

    É muito importante que ao sentir qualquer dificuldade para ouvir os sons do dia a sua ou entender a fala, seja realizada uma avaliação audiológica e acompanhamento com médico otorrino.
    Outras Publicações
    O que procura?
    Endereço Fonotom
    Fale com a Fonotom