Hipersensibilidade auditiva na infância: quando ouvir se torna um desconforto
Com a necessidade de ensino a distância, muitas crianças apresentaram problema de aprendizado nas aulas online, que pode indicar Transtorno do Processamento Auditivo Central
A pandemia promoveu mudanças no mundo, os cumprimentos mudaram, o modo de se portar nos transportes e até mesmo a maneira de ensinar. O distanciamento social, ocasionado por medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19, trouxe uma nova rotina às pessoas de se comunicarem, proporcionado por aplicativos e redes sociais.
Diante desse atual cenário, a escola mudou de lugar, saiu do sistema tradicional da sala de aula presencial, para um mundo virtual. Os professores tiveram que ensinar seus alunos à distância, sem experiencia prévia nesse modelo e tendo, entre os desafios, a adaptação dos estudantes com as aulas online.
Independentemente do modo, para alguns alunos a modificação foi positiva. Porém, para outros o ensino a distância tornou-se um processo de aprendizado ainda mais difícil, especialmente para aqueles que apresentam dificuldades de manter a atenção e entender o conteúdo que está sendo aplicado.
Muitas vezes, o problema de aprendizado nas aulas online pode ser um Transtorno do Processamento auditivo central. Trata-se de uma dificuldade para entender a informação sonora em ambientes de escuta ruidosos e/ou reverberantes, mesmo para as crianças com audição normal.
O que pode ser feito para facilitar a aprendizagem para as crianças que estão com dificuldades de ouvir as aulas online?
Crie uma rotina para as crianças, o horário para estudos e descanso deve ser estabelecido previamente. Para as mais novas e/ou que apresentam dificuldades de manter a atenção, o ideal é intercalar momentos de estudo com intervalos de descanso.
Organize o ambiente, para o estudo, que deve ser silencioso. Ou seja, desligue outras fontes sonoras como televisão, rádio, celulares. O local também precisa ser confortável, com mesa e cadeira com apoio para os pés, por exemplo, facilita a manutenção da postura, além da tela do computador deve ficar na altura dos olhos do estudante.
Diminua estímulos distraidores, por isso que apenas a tela com a aula online deve ficar visível no computador. Em resumo, desligue outros equipamentos eletrônicos que não sejam necessários para a aula. Junto a isso, evite que outras pessoas fiquem no mesmo ambiente do estudo.
Utilizar fones de ouvido é individual e deve ter uma rotina para higiene, tempo de uso. Além disso, fique atento com a intensidade sonora que deve ser reduzida, se for possível utilize fones com redutor de ruído externo.
Complemente a informação apresentada durante as aulas online. Busque outras fontes para o aprendizado do aluno, como a consulta em livros físicos, visualização de vídeos e/ou a realização de jogos em plataformas de ensino confiáveis.
Tenha paciência, o processo de aprendizagem é construído e você vai encontrar o melhor jeito para se adaptar ao modelo atual de ensino.
Se o aluno ainda apresentar dificuldades para entender a informação transmitida pela aula online, é possível que ele tenha uma inabilidade auditiva, denominada Transtorno do Processamento Auditivo.
A dificuldade pode ser avaliada por um fonoaudiólogo, que realizará um exame de Audiometria Tonal e Vocal e Avaliação de Processamento Auditivo (PAC).
Quando são observadas alterações no exame de processamento auditivo central em fase inicial, é possível reabilitar e treinar as habilidades auditivas, por meio da Terapia Fonoaudiológica, conhecida como Treinamento Auditivo ou Terapia Auditiva em Ambiente Acusticamente Controlado.
É importante ficar atento, porque algumas atitudes simples podem impactar de forma efetiva na aprendizagem da criança e impedir futuros problemas. Por isso que é preciso sempre avaliar a audição das crianças em idade escolar.
Se o seu filho apresenta problema de aprendizado nas aulas online, agende uma avaliação de processamento auditivo com a Dra Adriana Andrade.
Por Fonoaudióloga Dra Adriana Andrade CRFa - 2 15275