Aparelhos auditivos no Verão: conheça quais os cuidados essenciais

Aparelhos auditivos no verão, será que combinam? Quem usa aparelho auditivo precisa tomar alguns cuidados para garantir a segurança dos dispositivos nesta época do ano

Aparelhos auditivos no Verão Os meses de verão trazem consigo não apenas um clima quente e ensolarado, mas também algumas considerações importantes para aqueles que usam aparelhos auditivos. Com temperaturas elevadas, maior exposição à umidade e atividades ao ar livre, é crucial adotar cuidados específicos para manter esses dispositivos em perfeitas condições de funcionamento. Aqui estão algumas dicas essenciais para preservar e protegê-los durante a temporada de calor e aproveitar o melhor que essa estação tem a oferecer, sem medo de ser feliz.

1. Proteção contra a Umidade

Durante o verão, é comum suar mais devido às altas temperaturas. A umidade proveniente do suor pode danificar os aparelhos auditivos. Para evitar esse problema, utilize diariamente o desumidificador para aparelhos auditivos, indicado pelo seu fonoaudiólogo em São Paulo.

Atualmente os aparelhos auditivos vem com IP68, uma proteção extra para o contato da água, mas lembre-se que não é indicado mergulho na piscina ou mar com estes dispositivos.Para algumas atividades faça uso de bandas ou faixas para reter o suor longe dos dispositivos pode ser. Afinal, calor e brincadeiras com água sempre combinam, não é mesmo?

2. Armazenamento adequado

Quando não estiver usando os aparelhos auditivos, guarde-os em um local fresco e seco, de preferência no estojo que acompanha o produto. Evite deixá-los expostos ao sol direto ou em locais úmidos, como banheiros ou bordas de piscina. Utilize estojos apropriados para armazenamento, que ofereçam proteção contra poeira, sujeira e umidade. Seu fonoaudiólogo poderá lhe indicar as opções mais práticas e seguras para o seu caso.

3. Limpeza regular

Manter os aparelhos limpos é crucial para garantir seu funcionamento correto em qualquer época do ano. Utilize kits de limpeza recomendados pelo fabricante e siga as instruções para remover sujeira, cera e resíduos. Evite o uso de produtos químicos agressivos, como álcool, pois podem danificar os componentes. Na dúvida sobre como limpar o produto, fale com seu fonoaudiólogo ou consulte o fabricante.

4. Proteção contra Areia e Partículas

Se você planeja passar um tempo na praia ou em áreas com muita areia, tome cuidado extra para proteger seus aparelhos. Tome cuidado ao deixar o dispositivo fora do estojo enquanto estiver na praia, pois o vento pode levar areia até o dispositivo afetando a entrada do som ou mesmo derrubá-lo na areia.

5. Evite exposição direta ao Sol

A exposição prolongada ao sol pode afetar a durabilidade e o desempenho dos aparelhos auditivos. Evite deixá-los expostos diretamente à luz solar por longos períodos. Procure usar um chapéu para evitar a exposição direita, ao passar um tempo prolongado ao ar livre. Cuidado também com o uso de protetores solares e loções, pois eles podem se acumular no aparelho, danificando o funcionamento.

6. Uso adequado durante Atividades Físicas

Se você pratica atividades físicas ou esportes durante o verão, certifique-se de proteger seus aparelhos auditivos. Use equipamentos de proteção adequados, como faixas ou suportes para fixá-los no lugar e evitar quedas acidentais. Falamos mais sobre a prática de atividade física com aparelhos auditivos

7. Manutenção Profissional regular

Não somente durante o verão, é recomendável realizar verificações periódicas nos aparelhos auditivos. Isso deve ser feito por um profissional fonoaudiólogo, sempre seguindo as orientações do fabricante para garantir que estão funcionando corretamente e que não há danos nos componentes.

A dica mais importante é sempre agendar consultas regulares com o seu fonoaudiólogo para realizar manutenções preventivas nos aparelhos. Ele é o melhor profissional para cuidar da sua saúde auditiva e de seus aparelhos auditivos.Em consulta fonoaudiológica é possível realizar ajustes, limpezas mais profundas e verificar se há desgaste nos componentes, garantindo a longevidade e o funcionamento adequado dos dispositivos. Com esse cuidado, é possível garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente e ainda ouvir melhor.

Não vale esquecer de aproveitar o verão. A época do ano é ótima para curtir a natureza e passear com família e amigos. Quem usa aparelho auditivo pode e deve participar ativamente de todas as atividades de verão. Com os cuidados é possível preservar a qualidade e durabilidade dos dispositivos, sem abrir mão das delícias do verão. Lembre-se sempre de seguir as instruções do fabricante e buscar orientação profissional, pois pode ser preciso adaptar essas orientações às necessidades individuais e às especificações do modelo de aparelho auditivo utilizado. Bom verão!
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom