Para que serve as Emissões Otoacústicas na avaliação infantil?

Para que serve as Emissões Otoacústicas na avaliação infantil? O exame de emissões otoacústicas é uma avaliação rápida, indolor e objetiva que pode auxiliar no diagnóstico audiológico de crianças pequenas. Esse exame é recomendado em dois momentos: no nascimento para realizar a triagem auditiva neonatal e para avaliação audiológica em bebês e crianças pequenas.

TRIAGEM AUDITIVA O teste da orelhinha, como é conhecido o exame de emissões otoacústicas, é indicado para completar a avaliação audiológica do bebê e criança pequena. É um exame rápido, indolor e que não depende da resposta do paciente.  Pode ser realizado com o bebê dormindo ou acordado.

A perda auditiva em crianças é um problema silencioso, com repercussões graves no desenvolvimento da fala, cognitivo e educacional. Quanto mais cedo se diagnostica a surdez e mais brevemente se trata o problema, melhor o prognóstico. ​

O Joint Committee on Infant Hearing recomendou no documento de 2019 que todos os bebês devem ser submetidos a triagem auditiva antes da alta da maternidade ou até no máximo um mês de idade, usando medidas fisiológicas para determinação objetiva do resultado.

Bebês que falharam na triagem inicial e no reteste devem ser encaminhados para o diagnóstico audiológico até 3 meses de idade. Se confirmada a perda auditiva, a intervenção deve ter inicio até os 6 meses de vida.

A Avaliação com Emissões Otoacústicas Evocadas é indicada para complementar a avaliação comportamental com um exame objetivo, ou seja, que independe da resposta da criança.

Quando falamos de avaliação audiológica de crianças pequenas é importante pensarmos no princípio do cross-check, para garantir um diagnóstico audiológic preciso.

Mas o que é isso? O cross-check consiste na confirmação dos resultados obtidos nos testes eletroacústicos, eletrofisiológicos e comportamentais, que são independentes entre si.

Fique atento todos os bebês e crianças independente do resultado da triagem auditiva devem ser monitorados observando o desenvolvimento de fala e linguagem.​ Não deixe de seguir às recomendações do fonoaudiólogo na alta hospitalar e se suspeitar de alguma alteração auditiva, peça para o médico encaminhar para uma avaliação audiológica.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom