ZUMBIDO e COVID. Existe relação entre eles?

Qual a relação da contaminação pelo COVID-19 e o zumbido?

Tem sido observado na prática clínica um maior número de pacientes com queixa de zumbido durante a pandemia. Tanto para piora do zumbido já existente com a pandemia, como início do sintoma. Alguns destes pacientes foram contaminados pelo coronavírus, outros não.

avaliação de zumbido São Paulo

O que pode ter provocado esse aumento de queixas de zumbido na pandemia? As causas podem ser diversas: alterações metabólicas relacionadas a mudança de comportamento no Home office, noites mal dormidas, tensão que provoca dores da ATM entre outros.

Mas e o COVID? Pouco sabemos ainda sobre essa relação. No artigo que que descreve o estudo realizado no Reino Unido discute-se a relação do zumbido com a contaminação pelo COVID.

“ Um número crescente de pessoas no Reino Unido desenvolveu zumbido pela primeira vez ou viu seus sintomas piorarem depois de tomar COVID-19. De acordo com dados coletados pela empresa de software SEMrush, pesquisas relacionadas ao zumbido no Google também aumentaram após o surto de COVID-19, com pesquisas por "causas de zumbido" aumentando 83% em fevereiro de 2021 em comparação com fevereiro de 2020, enquanto pesquisas por "zumbido" cresceu 50% no mesmo período. Os cientistas estão agora considerando se o vírus COVID-19 ou o medicamento usado para tratar a doença infecciosa está causando danos aos ouvidos”.

Independentemente da causa, é inegável que houve um aumento significativo na prevalência do zumbido desde o início da pandemia.

Nós audiologistas devemos estar atentos às queixas dos pacientes que vão ao nosso consultório.

E os pacientes com queixas de zumbido, sensação de ouvido tampado ou piora súbita da audição devem ser avaliados, o quanto antes, por um médico otorrinolaringologista e fazer uma avaliação audiológica completa, incluindo audiometria de altas frequências e acufenometria, quando tiver queixa de zumbido.

Para saber mais entre em contato e agende uma avaliação.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom