Dificuldade escolar nem sempre é falta de atenção

Muitos alunos com dificuldade escolar são identificados como crianças distraídas, mas elas podem apresentar Transtorno do Processamento Auditivo.

transtorno do processamento auditivo O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) afeta a comunicação como um todo, aumentando as restrições de participação, limitando as atividades diárias e desempenho escolar, independentemente de apresentar ou não uma perda auditiva. Afeta as vias auditivas centrais, ou seja, as áreas posteriores a um nervo que entre outras coisas é responsável pela nossa audição.

Os sintomas do Transtorno do Processamento Auditivo Central podem ser confundidos com outras alterações, cabendo uma avaliação para o diagnóstico diferencial.

Os fatores de risco para transtorno de processamento auditivo central são: histórico familiar de transtorno de processamento auditivo central, atraso ou alteração no desenvolvimento de fala e linguagem, histórico de otites de repetição, dificuldades de aprendizagem ou transtornos do neurodesenvolvimento.

O diagnóstico de Transtorno de Processamento Auditivo Central só pode ser fornecido aos sete anos de idade, mas a avaliação do processamento auditivo central pode ser realizada antes, a partir dos 4 anos de idade. Neste caso, se alterado, o diagnóstico será de atraso do desenvolvimento das habilidades auditivas centrais.

Para realizar esse diagnóstico é necessário o Exame  de Processamento Auditivo Central (PAC), uma avaliação para saber como escuta e não o quanto escuta.

Antes da avaliação do PAC é indispensável a realização da audiometria e da imitanciometria, para o fonoaudiólogo saber as condições da audição periférica, ou seja, se há ou não uma perda auditiva, líquido no ouvido e outros problemas, que podem interferir na avaliação do processamento auditivo. O ideal é que estes exames sejam realizados no mesmo dia da avaliação, para um melhor aproveitamento e um diagnóstico efetivo.

Se identificado o TPAC, o fonoaudiólogo pode indicar treinamento auditivo em ambiente acusticamente controlado ou terapia fonoaudiológica.

Lembre-se, dificuldade escolar nem sempre é falta de atenção. Quanto mais cedo forem iniciadas a terapia e treinamento auditivo maiores as chances de bons resultados.
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