10 cuidados com a audição para um envelhecimento saudável

Basta adotar alguns cuidados com a audição para desfrutar de ouvidos saudáveis por muito mais tempo. Você sabia que é possível envelhecer com a saúde auditiva em dia?

cuidados com a audição O envelhecimento traz consigo uma série de mudanças físicas e mentais, e a saúde auditiva não é exceção. A perda auditiva relacionada à idade, conhecida como presbiacusia, é uma das condições mais comuns entre os idosos. No entanto, isso não significa que devemos aceitar a deterioração da audição como inevitável. Da mesma forma que alguns hábitos podem acelerar o declínio auditivo, existem medidas preventivas e

cuidados com a audição

que podem ser adotados para garantir um envelhecimento saudável.

Confira abaixo quais são essas práticas e conheça algumas orientações sobre como preservar a saúde auditiva ao longo dos anos.

1. Realize avaliações auditivas regulares A primeira avaliação audiológica deve acontecer ainda na infância. Todas as crianças com idade pré-escolar devem realizar audiometria infantil e repeti-la em diversas etapas da vida.

A detecção precoce é fundamental para prevenir e tratar problemas auditivos. Recomenda-se que os adultos com mais de 40 anos façam avaliações auditivas anualmente. Esses testes podem identificar precocemente qualquer perda auditiva e permitir a intervenção adequada. Assim como realizamos check-ups periódicos para verificar qualquer problema no corpo, é fundamental realizar uma avaliação auditiva anual, para identificar e evitar complicações causadas pela perda auditiva.

2. Evite a exposição a ruídos altos Ouvir nossa música favorita é uma delícia, mas isso deve ser feito em volume moderado. A exposição prolongada a ruídos altos é uma das principais causas de perda auditiva. Ao longo do tempo, o ruído excessivo pode danificar as células ciliadas do ouvido interno, levando à perda auditiva irreversível. Portanto, nada de ficar horas com o fone de ouvido ou usar o som no último volume. Faça pausas regulares e escolha um modelo de fone de ouvido que ajude a preservar sua audição. Para quem trabalha em atividades que emitem ruído ou ambientes ruidosos, como construção civil, é essencial proteger os ouvidos nesses locais, usando protetores auriculares e reduzindo o tempo de exposição sempre que possível. Mantenha os cuidados com a sua audição não só em ambientes de trabalhos mas também momentos de lazer.

3. Mantenha uma dieta saudável Uma alimentação balanceada desempenha um papel crucial na saúde auditiva. Nutrientes como zinco, vitamina E, vitamina C e ômega-3 são especialmente benéficos para os ouvidos. Alimentos como peixes, nozes, frutas cítricas e vegetais de folhas verdes devem fazer parte da dieta regular para promover a saúde auditiva. Cuidado com o excesso de açúcar e cafeína, por exemplo. Essas substâncias podem desencadear crises de zumbido ou tontura, por exemplo. Além disso, pessoas com doenças metabólicas, como diabetes, possuem mais chances de desenvolver problemas auditivos.

4. Pratique Exercícios Físicos Regularmente A atividade física regular não só melhora a saúde cardiovascular, como também pode beneficiar a saúde auditiva. Estudos mostram que o exercício regular pode ajudar a reduzir o risco de perda auditiva relacionada à idade, promovendo uma melhor circulação sanguínea para os ouvidos, controlando o nível de açúcar no sangue e fortalecendo a imunidade. Isso é essencial para quem quer ter uma vida longa e saudável.

5. Evite o tabagismo O tabagismo está associado a uma série de problemas de saúde, incluindo a perda auditiva. Os produtos químicos presentes no cigarro podem danificar as células do ouvido interno e comprometer a função auditiva. Parar de fumar ou evitar o tabagismo passivo pode ajudar a proteger a audição.

6. Mantenha a pressão arterial sob controle A hipertensão arterial pode ter um impacto negativo na saúde auditiva, aumentando o risco de perda auditiva. Portanto, é importante monitorar regularmente a pressão arterial e adotar medidas para mantê-la dentro dos níveis saudáveis.

7. Evite a automedicação Alguns medicamentos podem causar danos ao sistema auditivo. Medicamentos ototóxicos, como certos antibióticos e medicamentos para quimioterapia, podem prejudicar a função auditiva. Sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso e siga as instruções cuidadosamente, realizando todos os exames e controles necessários.

8. Pratique a higiene auditiva adequada Manter os ouvidos limpos e secos é essencial para prevenir infecções e outros problemas de saúde auditiva. Evite o uso de cotonetes, pois eles podem empurrar a cera para dentro do ouvido, causando obstruções e irritações. Em vez disso, limpe suavemente os ouvidos com uma toalha limpa, após o banho. Cuidado ao inserir qualquer tipo de objeto nos ouvidos, pois isso pode causar danos irreversíveis na sua audição.

9. Cuidado com as otites A otite é uma condição inflamatória do ouvido que pode representar um sério risco para a saúde auditiva e, em casos graves, levar à perda auditiva. Caracterizada pela acumulação de líquido na orelha média, é uma das infecções mais comuns em crianças, especialmente aquelas com menos de cinco anos de idade, com até 70% delas experimentando pelo menos um episódio de otite. Quando ocorrem múltiplos episódios num curto período, ela é classificada como recorrente. Um dos desafios no diagnóstico da otite é que nem sempre causa dor intensa. As crianças podem relatar sensação de ouvido tampado, resultando em uma audição "abafada", o que prejudica a compreensão dos sons e da fala. No entanto, se não for tratada adequadamente, a otite pode causar danos permanentes, levando a uma perda auditiva permanente ou parcial. As crianças são particularmente vulneráveis porque seus sistemas auditivos ainda estão em desenvolvimento e podem ser mais suscetíveis a danos. Procure um médico e faça o tratamento adequado.

10. Mantenha-se mentalmente ativo Estudos sugerem que há uma ligação entre a saúde cognitiva e auditiva. Manter a mente ativa através de atividades intelectualmente estimulantes, como leitura, quebra-cabeças e jogos mentais, são estímulos cognitivos importantes à medida que envelhecemos. Ouvir bem e participar da vida social também são fatores que estimulam a nossa cognição. No entanto, estudos demonstram que a perda auditiva pode impactar negativamente nas habilidades cognitivas, por isso manter um estilo de vida saudável e realizar avaliações audiológicas periódicas são passos essenciais para quem quer envelhecer bem.

É importante lembrar que a prevenção é fundamental e que pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença nos cuidados com a audição a longo prazo. Mesmo em casos de perdas auditivas diagnosticadas, existem uma série de tratamentos e abordagens que podem devolver a qualidade de vida a crianças, adultos e idosos, como o uso de aparelhos auditivos. Reabilitar a perda auditiva precocemente pode evitar transtorno de processamento audtiivo e declínio cognitivo. Converse com um fonoaudiólogo e ele irá orientar sobre as melhores opções.

Cuide da sua audição em todas as etapas da vida!
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom