Por que usar gerador de som para reduzir o zumbido?

Zumbido é um sintoma desagradável que afeta a qualidade de vida diária. Você sabia que usar gerador de som pode melhorar a percepção do seu zumbido?

tratamento para zumbido Quando temos uma perda auditiva, as informações deixam de chegar adequadamente no cérebro. Essa falta de informação chamamos de privação sensorial. As relações entre zumbido e perda de audição são decorrentes da privação sensorial que provoca um aumento da atividade neuronal. Os estudos demonstram que essa hiperatividade resulta em um “ruído neural” que gera a percepção do zumbido.

Alguns percebem um barulho no ouvido como chiado como uma panela de pressão, uma cigarra, um apito e muitos outros diferentes sons. Acredita-se que a estimulação acústica pode compensar essa redução da informação enviada ao cérebro e reduzir a percepção desses sons.

A terapia acústica é realizada por um fonoaudiólogo, com a inclusão de sons na vida diária do indivíduo e procura proporcionar o alívio da percepção destes sons como apito ou chiado no ouvido. E deve sempre ser prescrita por médico ou fonoaudiólogo para garantir a eficácia do tratamento.

Quando o paciente tem audição normal, podemos usar sons como músicas de relaxamento, cascatas de água entre outros. Já nos casos de perda auditiva associada ao zumbido é recomendado o uso da prótese auditiva associada ao gerador sonoro para amplificar os sons ambientais e auxiliar na a habituação deste som.

A escolha do som utilizado na terapia sonora é realizada pelo fonoaudiólogo, junto com o paciente, baseado na descrição do tinnitus e no resultado da acufenometria.

Os estudos demonstram a eficácia do gerador de som no tratamento do zumbido, em indivíduos com perda auditiva e audição normal. Por isso a terapia sonora também tem eficácia no tratamento de misofonia e hiperacusia.

Para avaliar pacientes com zumbido, hiperacusia e misofonia é importante realizar um conjunto de exames, entre eles a audiometria de alta frequência, acufenometria e limiar de desconforto.

A audiometria de alta frequência avalia a audição para sons mais agudos do que a audiometria convencional, e pode antecipar a identificação de uma perda auditiva em pacientes com zumbido e audição normal. Já a acufenometria é um exame realizado para identificar a frequência e intensidade do zumbido, o que ajudará o fonoaudiólogo a definir qual gerador sonoro recomendar e monitorar o paciente durante o ratamento.

Como muitos estudos apontam que a origem do zumbido ocorre a partir da redução ou ausência do som enviado ao sistema nervoso central é muito importante que todo paciente com zumbido realize avaliação audiológica mesmo quando não há queixa auditiva.

Muitos pacientes acreditam que a dificuldade de comunicação está associada ao zumbido, mas possivelmente são provocadas pela perda auditiva, associadas ao zumbido, o que é compreensível, uma vez que a perda auditiva progride lentamente e muitos não percebem que estão perdendo a audição. Nestes casos, o uso de prótese auditiva é geralmente benéfico a pacientes com zumbido.

É importante que ao perceber sintomas procure um médico e faça também uma avaliação audiológica para identificar a causa desse apito no ouvido e iniciar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Se quiser saber mais como usar gerador de som pode melhorar o seu zumbido, agende uma consulta
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom