Avaliação Audiológica Infantil: saiba se seu filho está ouvindo bem

Seu filho está ouvindo bem? Tem atrasos de linguagem ou dificuldades de aprendizado na escola? Três exames simples podem auxiliar a diagnosticar uma série de problemas no sistema auditivo.

audiometria infantil Não é incomum que crianças apresentem atrasos da linguagem. Um dos motivos que pode ocasionar o problema é, justamente, falha na audição.  Para alívio dos pais, o problema é facilmente identificado e corrigido, por meio de uma avaliação audiológica infantil.

São 3 exames simples e importantes para diagnosticar o problema e  para a correta e eficiente intervenção.   Entre os principais procedimentos da avaliação audiológica infantil estão a audiometria condicionadaimitanciometria e emissões otoacústicas.

Normalmente, esses exames são solicitados por médicos pediatras e otorrinolaringologistas quando o paciente apresenta sintomas como diminuição de audição, secreção ou dor de ouvido, e atraso de linguagem. Há ainda um terceiro procedimento, a audiometria vocal, onde vamos testar a capacidade da criança de responder a estímulos do ambiente.   O protocolo da avaliação audiológica infantil é adaptado de acordo com a idade e o desenvolvimento do paciente. O exame é realizado por fonoaudiólogo habilitado, dentro de uma sala acústica apropriada.

Conheça quais são os exames para saber se seu filho está ouvindo bem Audiometria tonal: Nesta técnica o fonoaudiólogo vai usar uma combinação de luz e som para conseguir captar a resposta da criança. “Por meio de estímulos visuais condicionamos a criança a dar respostas ao som, principalmente para aquelas que ainda não falam. Por isso chamamos esta avaliação de audiometria condicionada ou audiometria de reforço visual” – explica Andrea. A criança fica no colo da mãe e recebe estímulos combinados de luz e som em cada ouvido. Por meio da resposta visual e do comportamento da criança, o fonoaudiólogo é capaz de medir a quantidade de audição do paciente, com apresentação de estímulos de tons puros entre as frequencias de 250Hz a 8KHz.

Audiometria vocal: Na avaliação audiológica infantil buscamos observar a capacidade que o paciente tem de discriminar os sons da fala. Para crianças pequenas, além de observar se respondem quando chamados pelo nome, podemos utilizar perguntas e respostas, pedir para apontar partes do corpo ou identificar desenhos. Essa é uma maneira importante de detectar a intensidade que o paciente compreende a fala. O que pode resolver desde problemas de aprendizado, até de socialização.

Imitanciometria: exame indolor e rápido que pode ser realizado desde o primeiro mês de vida. Ele avalia a flacidez ou rigidez da membrana do tímpano, bem como seus reflexos. Analisa também os ossículos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) a pressão da orelha média. É um procedimento muito importante no diagnóstico de otite média e disfunção tubária, principalmente para crianças com infecções de ouvido recorrentes. Também pode ser solicitado como pré operatorio para avaliar a necessidade de uso de tubo de ventilação.

Emissões Otoacústicas: exame simples e indolor e pode ser realizado desde o primeiro dia vida, com o bebê dormindo ou acordado, porque não depende da resposta do paciente. Indicado para todas as idades. Esse exame também conhecido como teste da orelhinha, é indicado como exame complementar a avaliação audiológica infantil.

Para o sucesso da avaliação audiológica infantil é importante entender o desenvolvimento do paciente e aplicar uma avaliação personalizada, já que esses exames dependem da colaboração da criança.   Em casos de bebês ou crianças com atraso de desenvolvimento global é possível observar reações aos sons com instrumentos musicais, além de tom puro. Quando necessário, pode-se encaminhar para exames objetivos, que complementem o diagnóstico audiológico.

As infecções de ouvido recorrentes e o atraso de linguagem pedem por uma avaliação audiológica para um diagnóstico correto. Atualmente, por lei, todas as crianças devem realizar o teste da orelhinha na maternidade.

Existe ainda uma recomendação da Academia Americana de Pediatria para que todas as crianças em idade escolar realizem audiometria, que irá verificar possíveis alterações que interferem no aprendizado escolar.

; Os pacientes que buscam por avaliação audiológica infantil em São Paulo podem contar com a FONOTOM. Com profissionais especializados em sistema auditivo, a clínica conta com equipamentos de ponta, que podem avaliar a audição com auxilio de reforço visual, e realizar avaliação de reflexos estapedianos de alta frequência.

Além de timpanometria com sonda de 1KHz, específica para avaliação de bebês, buscando assim diagnóstico preciso.   Para crianças menores de 4 anos a Avaliação audiológica infantil é realizada por 2 profissionais, Dra Andrea Soares e Dra Adriana Neves de Andrade, buscando melhor atendimento aos pequenos pacientes.

Na Fonotom você também pode realizar a Avaliação de Processamento Auditivo Central para crianças a partir dos 4 anos de idade com a Dra Adriana.

Se você não sabe seu filho está ouvindo bem, ou tem atrasos de linguagem ou dificuldades de aprendizado na escola, procure seu médico e converse com ele sobre a importância da avaliação audiológica infantil.

Esses três simples exames podem garantir muito mais qualidade de vida ao seu filho e corrigir problemas de fala, aprendizado e outras doenças.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom