MISOFONIA, HIPERACUSIA, ZUMBIDO? são sintomas que podem ser tratados?

Apesar de nomes diferentes existe muita coisa em comum entre a misofonia, a hiperacusia e o zumbido: são sintomas que podem ser tratados.

Todos esses sintomas trazem grande desconforto emocional aos pacientes além de impactar na qualidade de sono e do dia a dia.

zumbido hiperacusia Quem tem misofonia tem a sensação de ter um ouvido super sensível e um enorme desconforto a sons cotidianos como alguém mastigando ou uma gota de água caindo da torneira, o que pode levar a irritabilidade, medo ou pânico. E não, isso não é frescura, tão pouco controlável. Independe do seu cansaço ou humor, também conhecida como Síndrome de Sensibilidade Seletiva a Sons (S4), esses sons do dia-a-dia podem liberar adrenalina, e incluir sintomas como taquicardia, tensão muscular e respiração acelerada.

O incomodo ou intolerância a sons também é relatado em pacientes com hipersensibilidade auditiva, conhecida como hiperacusia. Neste caso não são sons específicos que incomodam, mas sim o volume. Todos os sons podem estar presentes desde que estejam suaves.

O exame de pesquisa de limiar de desconforto é um diferencial entre os dois casos. Nos pacientes com misofonia o resultado tende a ser normal, já em pacientes com hiperacusia o limiar de desconforto apresenta alteração.

Zumbido é um som que o paciente escuta, mas ninguém que está em volta pode ouvir. Muitas vezes traz desconforto e pode tirar o sono. Relacionado a perda auditiva, na maioria das vezes, é um sintoma que indica que algo está errado. Para saber se a causa do zumbido é perda auditiva, alteração metabólica ou outra é necessária avaliação médica, avaliação audiológica e outros exames que o médico possa achar complementar como exames metabólicos por exemplo. Existem muitas causas descritas para o zumbido.

Diferentemente do
zumbido, que normalmente está associado a presença de perda auditiva, quem tem misofonia e hiperacusia pode perceber presença de zumbido, mas não necessariamente apresentar perda de audição.

O diagnóstico e avaliação da hiperacusia, zumbido e misofonia dependem de uma avaliação médica e audiológica. Alguns destes testes são realizados na FONOTOM, entre eles audiometria de alta frequência, pesquisa de limiar de desconforto, inibição residual, emissões otoacústicas e acufenometria. Nos casos de zumbido também pode ser solicitado o exame otoneurológico.

Muitos pacientes com misofonia e hiperacusia fazem uso de protetor auditivo para ruído, mas embora pareça adequado, o uso é contraindicado. Em muitos casos o tratamento indicado pelo médico otorrinolaringologista é a terapia sonora, com uso de gerador de som, realizada por um fonoaudiólogo.

Você deve estar se perguntando se zumbido, misofonia ou a hipersensibilidade tem cura.

Agora que você já sabe o que é misofonia, zumbido e hiperacusia, acredite, há muito o que fazer para lhe trazer conforto. O tratamento deve ter início após avaliação médica e audiológica buscando assim o melhor para cada caso.

Lembre-se: Zumbido misofonia e hiperacusia são sintomas que podem ser tratados. O mais importante é procurar ajuda profissional, entender que seu desconforto pode melhorar e que você não está sozinho.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom