Saiba qual a importância do treinamento auditivo para quem usa aparelho auditivo

Muitas vezes, pessoas que usam aparelho auditivo continuam se queixando de dificuldades para ouvir em ambientes desafiadores, mas com a ajuda do treinamento auditivo para quem usa aparelho auditivo é possível resolver o problema.

treinamento auditivo Muitas pessoas com perda auditiva encontraram nos aparelhos auditivos a solução ideal para ajudar a melhorar sua audição. No entanto, apenas usar aparelho auditivo pode não ser suficiente para maximizar o desempenho da audição. Muitos continuam relatando dificuldades para ouvir, mesmo usando o dispositivo. Por que isso acontece? A resposta pode estar no treinamento auditivo.

Primeiramente é preciso lembrar que os aparelhos auditivos são dispositivos que amplificam os sons de acordo com a perda auditiva de cada um, permitindo que o usuário escute os sons imperceptíveis sem as próteses. Depois que o ouvido capta o som, quem vai discriminar e dar sentido para aqueles sons é o cérebro.

O treinamento auditivo é um processo de estimulação das habilidades auditivas específicas que compõem o Processamento Auditivo Central (PAC). Este processo é realizado com o objetivo de melhorar a capacidade de compreensão da fala em pacientes usuários de aparelhos auditivos ou implantes cocleares que apresentam dificuldades em ambientes com ruído competitivo, por exemplo.

O PAC é responsável por diversas funções, tais como localização do som, atenção seletiva, reconhecimento de fala em ambientes com ruído, entre outras. Em indivíduos com perda auditiva, a privação sensorial causada pela perda pode comprometer essas habilidades. Funciona mais ou menos assim: como o cérebro passou muito tempo “ouvindo mal” ele perde a capacidade de processar sons adequadamente. O papel do treinamento auditivo é ensinar o cérebro como discriminar os sons corretamente de novo.

Por isso que, mesmo após a adaptação de próteses auditivas ou implante coclear, alguns pacientes podem continuar com dificuldades na compreensão da fala, principalmente em ambientes com muitos estímulos sonoros, como festas, salas de aula ou uma rua movimentada.

O treinamento auditivo pode ajudar a melhorar o desempenho com o uso de aparelhos auditivos, proporcionando uma maior compreensão da fala e uma melhor capacidade de distinguir sons em ambientes ruidosos, ajudando o paciente a tirar o melhor proveito de tudo que o aparelho auditivo pode oferecer.

Como é feito o treinamento auditivo? O treinamento auditivo envolve a utilização de exercícios auditivos planejados para ajudar a melhorar a capacidade do cérebro de processar e interpretar sons. Esses exercícios são realizados sob a supervisão de um fonoaudiólogo, o profissional indicado para cuidar do uso correto do aparelho auditivo.

Os exercícios, em geral, são realizados em um ambiente clínico, com sala acústica apropriada (treinamento auditivo acusticamente controlado), ou em casa com o uso de programas de treinamento auditivo personalizados pelo profissional para cada paciente.

Os exercícios auditivos podem incluir atividades como ouvir e identificar sons específicos em diferentes ambientes, aprender a distinguir a fala de diferentes pessoas e identificar palavras em frases complexas. O treinamento auditivo atual utiliza tecnologia avançada, como programas de computador e aplicativos de smartphone, que inclusive podem conectar-se ao aparelho, melhorando os resultados e a experiência do paciente.

A frequência e duração dos exercícios são determinadas pelo fonoaudiólogo responsável pelo acompanhamento do paciente. Os exercícios periódicos ajudam a modificar as estruturas cerebrais relacionadas com o PAC, fortalecendo e aumentando as redes neurais, o que leva a uma melhora na compreensão dos estímulos sonoros.

Vale lembrar que o treinamento auditivo deve ser realizado com uso dos aparelhos auditivos e requer acompanhamento constante de um fonoaudiólogo para a obtenção de resultados consistentes. O profissional irá avaliar as queixas do paciente e determinar qual a melhor conduta, baseado em fatores como idade e a presença de outros problemas. Além disso, é vital estar com os exames auditivos em dia, como Audiometria Tonal e Vocal e a Avaliação de Processamento Auditivo e fazendo uso regular dos aparelhos auditivos há pelo menos três meses.

Quais os impactos positivos do treinamento auditivo? O treinamento auditivo pode ter muitos benefícios para pessoas que usam aparelhos auditivos. A melhoria na capacidade de processar e interpretar sons pode ajudar a melhorar a compreensão da fala e a capacidade de distinguir sons em ambientes ruidosos. Isso faz com que a pessoa não precise se esforçar e nem se concentrar excessivamente para entender uma conversa. Isso pode levar a uma maior confiança e conforto em situações sociais e pode ajudar a reduzir a fadiga auditiva.

Além disso, o treinamento auditivo pode ajudar a melhorar a qualidade de vida em geral, permitindo que as pessoas se envolvam em atividades sociais e profissionais com mais facilidade e eficácia. Além disso, ajuda a perceber melhor os ganhos associados ao uso do aparelho auditivo.

Quando feito corretamente, o treinamento auditivo pode ajudar a melhorar a função cognitiva em pessoas com perda auditiva. Isso ocorre porque a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento e manutenção da função cognitiva, incluindo a memória e a atenção. Isso garante um envelhecimento mais saudável, ajudando a prevenir até problemas como demência.

Ouvir bem é parte essencial de uma vida plena e feliz. A audição é um sentido essencial para compreender o mundo que nos rodeia e impacta diretamente em nosso humor e na nossa capacidade de aprender e de realizar coisas. Por isso, procure ajuda de um profissional para relatar suas dificuldades auditivas, realize exames de audição com frequência e saiba que, com a terapia certa, é perfeitamente possível melhorar o desempenho auditivo.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom