Perda auditiva na infância: aprenda a identificar e tratar o problema

Perda auditiva na infância pode apresentar sérios problemas de desenvolvimento. Aprenda a identificar e tratar a condição para evitar problemas.

perda auditiva infância A audição é um dos sentidos fundamentais para o desenvolvimento da linguagem, aprendizado e interação social de uma criança. Infelizmente, a perda auditiva na infância pode impactar negativamente esses aspectos, prejudicando o desenvolvimento infantil. Identificar os sinais precoces de problemas auditivos ajuda a minimizar os impactos sofridos pela surdez infantil, para isso é fundamental realizar exames adequados e buscar tratamentos adequados para garantir o desenvolvimento saudável e a qualidade de vida das crianças. Saiba como neste artigo.

Identificando sinais de perda auditiva na infância É essencial que os pais, educadores e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais que podem indicar problemas auditivos em crianças. Quanto antes o problema for detectado, menores serão os impactos para a criança e mais fácil será lidar com as consequências. Alguns sinais comuns incluem:

- Falta de resposta a sons: uma criança com perda auditiva pode não reagir a sons suaves, como uma voz sussurrando, o som de um pássaro ou um objeto caindo. Comportamento muitas vezes confundido com desatenção.

- Atraso na aquisição da linguagem: dificuldades em falar ou entender palavras, frases e comandos simples para a idade da criança podem ser um sinal de perda auditiva na infância. É comum que a criança pergunte repetidamente “o que” e tenha dificuldade de ouvir e criar sentenças. Elas demoram a aprender a falar e não entendem ordens simples, como “pegue o brinquedo”. Elas também costumam não responder quando são chamadas pelo nome.

- Dificuldade de concentração: problemas auditivos podem levar a dificuldades de concentração, especialmente em ambientes barulhentos, como uma sala de aula lotada ou uma festa. A criança não consegue se focar e parece distraída e desinteressada durante a aula.

- Aumento no volume da TV ou rádio: se a criança constantemente aumenta o volume dos dispositivos de áudio, isso pode indicar dificuldades auditivas.

- Comportamento social isolado: crianças com problemas auditivos podem evitar interações sociais devido à dificuldade em ouvir e entender os outros. Elas podem ter dificuldades em se relacionar, apresentar irritabilidade e até depressão.

- Dores de ouvido e zumbido: em alguns casos, a criança pode reclamar de constante dor de ouvido ou um apito ou chiado constante no ouvido. Isso pode ser um sinal de perda auditiva e deve ser investigado.

- Diferença de audição entre as orelhas: Relatar que escuta melhor de um ouvido que do outro ao brincar.

Quais os exames para identificar perda auditiva na infância? Uma vez que os sinais de problemas auditivos são identificados, é fundamental buscar avaliação e diagnóstico especializados. Converse com o médico e o fonoaudiólogo, que irão avaliar a criança e investigar a possibilidade de perda auditiva na infância. Existem diferentes exames que podem ser realizados incluindo:

- Testes de triagem auditiva neonatal: o famoso teste da orelhinha, obrigatório e gratuito em todas as maternidades brasileiras, é realizado pouco tempo após o nascimento e ajuda a identificar a perda auditiva em recém-nascidos. Mas é importante lembrar que ele retrata a audição do bebê no momento do nascimento apenas. O resultado normal, não elimina a necessidade de atenção ao longo da infância.

- Audiometria Infantil: é um teste que mede a capacidade da criança de ouvir diferentes sons e identificar sua intensidade e frequência. Essa avaliação pode ser adaptada para diferentes faixas etárias, incluindo bebês e crianças mais velhas. A abordagem para o exame é personalizada de acordo com a idade e histórico do paciente pelo profissional fonoaudiólogo.

- Emissões otoacústicas (EOA): esse exame não depende da resposta da criança, é indolor e mede as respostas do ouvido interno a sons suaves e pode ajudar a identificar a presença de problemas auditivos.

- Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Encefálico (PEATE): esse exame registra as respostas elétricas do cérebro em resposta a estímulos sonoros, auxiliando no diagnóstico de problemas auditivos. Indicado para avaliar a integridade da via auditiva, também pode ser avaliado por frequências específicas e auxiliar no diagnóstico audiológica quando a criança não consegue responder a audiometria corretamente.

- Imitânciometria: exame audiológico não invasivo que avalia a função da orelha média e os reflexos acústicos do sistema auditivo. É uma ferramenta importante no diagnóstico de condições como otite média e disfunção tubária.Essencial na realização da avaliação das Emissões Otoacústicas.

Principais tratamentos para perda auditiva na infância Uma vez que a perda auditiva na infância é diagnosticada, existem várias opções de tratamento disponíveis, dependendo das características da perda e das necessidades individuais da criança. É preciso conversar com o fonoaudiólogo e o médico em busca da melhor abordagem para cada caso. Alguns tratamentos comuns incluem:

Aparelhos auditivos: são dispositivos eletrônicos que amplificam o som e ajudam a criança a ouvir melhor. Eles são projetados para se ajustarem às necessidades auditivas específicas da criança e podem ser usados tanto em um ouvido quanto em ambos, dependendo da situação. Existem variadas tecnologias no mercado para todos os perfis de paciente.

Implantes cocleares: esses dispositivos são recomendados para crianças com perda auditiva severa a profunda. Eles são colocados cirurgicamente no ouvido interno e estimulam diretamente o nervo auditivo, permitindo que a criança perceba os sons.

Terapia auditiva e de linguagem: muitas crianças com perda auditiva se beneficiam de terapia especializada com fonoaudiólogo para melhorar suas habilidades de comunicação e linguagem. Essa terapia pode incluir exercícios de percepção auditiva, treinamento de leitura labial, desenvolvimento de habilidades de fala e linguagem, entre outros.

Educação inclusiva: é importante garantir que a criança tenha acesso a uma educação de qualidade. Em muitos casos, escolas inclusivas oferecem suporte adicional, como professores de apoio, sistemas de amplificação sonora e adaptações curriculares para atender às necessidades individuais da criança com perda auditiva. É importante pensar na acessibilidade com legendas para melhorar o aprendizado da criança com perda auditiva.

Suporte psicossocial: a perda auditiva pode ter um impacto emocional significativo na criança e em sua família. Portanto, é fundamental fornecer suporte psicossocial adequado, que pode incluir aconselhamento, grupos de apoio e orientação para os pais, ajudando-os a lidar com os desafios associados à perda auditiva e ajudando a oferecer um ambiente mais inclusivo para as necessidades dos pequenos.

A perda auditiva na infância pode ser cuidada e não precisa trazer impactos negativos para o desenvolvimento da criança. Identificar precocemente os sinais de problemas auditivos, realizar exames adequados e buscar tratamentos apropriados são etapas cruciais para garantir que a criança receba o suporte necessário e se desenvolva adequadamente. É fundamental que pais, educadores e profissionais de saúde estejam cientes dessas opções e trabalhem juntos para oferecer o melhor suporte possível às crianças com perda auditiva, permitindo que elas alcancem todo o seu potencial.
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