Quais são os exames para avaliar o Zumbido?

O zumbido no ouvido, o que pode ser? O zumbido é um problema que atinge cerca de 22% da população brasileira e costuma ter maior prevalência entre idosos. O chiado, apito ou zunido de abelha nos ouvidos pode ser um sintoma de outros problemas no organismo. O problema pode atingir, inclusive, pessoas com a audição saudável.

avaliação de zumbido São Paulo O tratamento para o zumbido no ouvido exige uma investigação preliminar da causa que originou esse sintoma, que pode ser de várias origens.

Para avaliar os pacientes com zumbido é importante realizar um conjunto de exames. Entre eles uma série de exames relacionados à audição.

Entre os exames para avaliar zumbido estão:
  • Audiometria é indicada para avaliar se há algum grau de perda auditiva. Como o ouvido humano é capaz de ouvir sons de 20Hz a 20.000Hz o mais indicado é realizar a audiometria tonal complementada com a audiometria de alta frequência (até 16.000Hz) que pode antecipar a identificação de uma perda auditiva em pacientes com zumbido e audição normal na audiometria tonal convencional (que testa até 8000Hz).

  • Acufenometria é um exame realizado para identificar a frequência e intensidade do zumbido, o que ajudará o fonoaudiólogo e o médico otorrino a identificar se o paciente é um bom candidato a terapia com uso de gerador sonoro. Os dados da acufenometria também são indicados para o fonoaudiólogo monitorar o paciente durante o tratamento do zumbido com uso de gerador sonoro.

  • Pesquisa de limiar de desconforto, que tem como objetivo identificar em qual intensidade os sons passam a ser desconfortáveis ao paciente.

  • Emissões Otoacústicas, um exame que analisa a integridade da função coclear.

    Esses exames juntos são uma poderosa combinação para diagnosticar e tratar o zumbido e a hiperacusia.

    Importante sempre reforçar que o zumbido é um sintoma, não uma doença, e sua causa pode ser multifatorial. Por este motivo é muito importante que o paciente com zumbido faça avaliação audiológica juntamente com avaliação médica. Apenas com um conjunto de avaliações a causa do zumbido pode ser melhor identifica e a melhor forma de tratamento indicada.

    Para saber mais sobre quais as causas e tratamentos de zumbido acompanhe nosso Blog.

    Se você tem apito no ouvido, zumbido ou chiado, não espere! Agende sua avaliação.
  • Outras Publicações
    O que procura?
    Endereço Fonotom
    Fale com a Fonotom