O zumbido no ouvido, o que pode ser? O zumbido é um problema que atinge cerca de 22% da população brasileira e costuma ter maior prevalência entre idosos. O chiado, apito ou zunido de abelha nos ouvidos pode ser um sintoma de outros problemas no organismo. O problema pode atingir, inclusive, pessoas com a audição saudável.
O tratamento para o zumbido no ouvido exige uma investigação preliminar da causa que originou esse sintoma, que pode ser de várias origens.
Para avaliar os pacientes com zumbido é importante realizar um conjunto de exames. Entre eles uma série de exames relacionados à
audição.
Entre os exames para avaliar zumbido estão:
Audiometria é indicada para avaliar se há algum grau de perda auditiva. Como o ouvido humano é capaz de ouvir sons de 20Hz a 20.000Hz o mais indicado é realizar a audiometria tonal complementada com a audiometria de alta frequência (até 16.000Hz) que pode antecipar a identificação de uma perda auditiva em pacientes com zumbido e audição normal na audiometria tonal convencional (que testa até 8000Hz).
Acufenometria é um exame realizado para identificar a frequência e intensidade do zumbido, o que ajudará o fonoaudiólogo e o médico otorrino a identificar se o paciente é um bom candidato a terapia com uso de gerador sonoro. Os dados da acufenometria também são indicados para o fonoaudiólogo monitorar o paciente durante o tratamento do zumbido com uso de gerador sonoro.
Pesquisa de limiar de desconforto, que tem como objetivo identificar em qual intensidade os sons passam a ser desconfortáveis ao paciente.
Emissões Otoacústicas, um exame que analisa a integridade da função coclear.
Esses exames juntos são uma poderosa combinação para diagnosticar e tratar o zumbido e a hiperacusia.
Importante sempre reforçar que o zumbido é um sintoma, não uma doença, e sua causa pode ser multifatorial. Por este motivo é muito importante que o paciente com zumbido faça avaliação audiológica juntamente com avaliação médica. Apenas com um conjunto de avaliações a causa do zumbido pode ser melhor identifica e a melhor forma de tratamento indicada.
Para saber mais sobre quais as causas e tratamentos de zumbido acompanhe nosso Blog.
Se você tem apito no ouvido, zumbido ou chiado, não espere! Agende sua avaliação.