Terapia Notch para zumbido: entenda como ela pode ajudar

A Terapia Notch foi desenvolvida para ser mais uma opção no tratamento do zumbido.



terapia para zumbido Indicada para aqueles indivíduos com zumbido do tipo tonal (apito, assobio), a Signia Notch Therapy é utilizada associada a adaptação de aparelhos auditivos, com este recurso a amplificação fornece um efeito terapêutico modificando espectralmente o sinal acústico, com um “entalhe” filtrado centrado na altura do zumbido. Ao contrário da terapia de som tradicional que normalmente introduz outro ruído ou som para o paciente, a Terapia Notch é inaudível e funciona em segundo plano para aliviar o incômodo do zumbido.

Presente, atualmente, apenas nos aparelhos auditivos da marca Signia, a terapia Notch pode ser associada a terapia de enriquecimento sonoro, incluindo sons estáticos (ruído branco, por exemplo), sons modulados como de ondas ou ainda personalizados pelo fonoaudiólogo de acordo com a avaliação da audiometria de altas frequências e acufenometria. Ou seja, o gerador sonoro pode ser personalizado para cada um dos indivíduos de acordo com a característica do zumbido percebido e grau de perda auditiva.

Pensando que o zumbido tonal (tipo apito) está presente na maioria dos indivíduos com essa queixa, a Terapia Notch pode auxiliar de forma efetiva na remissão total ou parcial da sensação do zumbido. Para outros casos, a terapia sonora com uso de gerador de som é mais indicada.

Qual a diferença da Terapia Sonora para zumbido e a Terapia Notch?

O zumbido afeta um número impressionante de indivíduos, impactando diretamente na qualidade de vida de quem sofre desse sintoma. As causas podem ser diversas e muitas vezes é preciso atendimento multiprofissional para conseguirmos indicar o melhor tratamento para a remissão deste sintoma.

O tratamento acústico para zumbido existe desde 1976, quando os primeiros aparelhos de terapia sonora foram introduzidos. Baseado no princípio da distração, o ruído branco white noise era utilizado para mascaramento total do zumbido. Mais tarde, Jastreboff e Jastreboff definiram um modelo de tratamento baseado em habituação, o que hoje conhecemos como TRT – terapia de retreinamento do zumbido)

Assim como o TRT, outros modelos de tratamentos foram estudados e apresentaram resultados positivos no tratamento do zumbido. Estes tratamentos para zumbido baseados em enriquecimento sonoro fazem uso de geradores de ruído e aparelhos auditivos para ajudar a facilitar o processo natural de habituação ao zumbido.

Os estudos demonstram que para aqueles com perda auditiva associada ao zumbido, os aparelhos auditivos (com ou sem gerador sonoro associado) são um dos pilares do tratamento audiológico para zumbido, ou seja, o uso de aparelhos auditivos é o primeiro passo para aquele que tem zumbido e perda auditiva, independente do grau da perda. A maior parte dos usuários de aparelhos auditivos percebem alívio total ou parcial do zumbido após a adaptação desses dispositivos.

Uma das diretrizes no tratamento de zumbido é incluir a adaptação de aparelhos auditivos no tratamento.  Nesse ponto que a Terapia Notch pode nos auxiliar em busca da remissão do zumbido.

Como funciona a Terapia Notch? A Signia Notch Therapy utiliza a plasticidade neural, para compensar as alterações corticais provocadas pela perda auditiva e associadas ao zumbido.

Indicada para indivíduos com perda auditiva de grau leve a moderado, o objetivo da Terapia Notch é melhorar o ambiente auditivo pela amplificação para compensar a perda auditiva e suprimir a hiperatividade neural associada ao zumbido com inibição lateral aprimorada.

Na prática, durante a consulta para adaptação do aparelho auditivo, o fonoaudiólogo identifica o tom do som do zumbido e, em seguida, ativa um entalhe que corresponde ao tom do zumbido nos aparelhos auditivos. Este entalhe espectral funciona para suprimir o zumbido em sua fonte neurológica sem restringir a boa audição e compreensão da fala, e permite que o cérebro aprenda a desconsiderar o som do zumbido ao longo do tempo.

A Terapia Notch baseia-se no conceito de inibição lateral, utilizando uma “não amplificação” na frequência do zumbido tonal para inibir as frequências laterais àquela do zumbido.  Desta forma, a amplificação das áreas imediatamente laterais àquela da frequência sonora do zumbido tonal são inibidas, e a região do cérebro que não recebe amplificação passa a dar estímulos para que as regiões vizinhas consigam suprir a falta de informação. Consequentemente ocorre a reorganização de sinapses excitatórias e inibitórias do nível cortical, ocasionando a supressão da sensação do zumbido.

Meu zumbido é tipo chiado, não apito. A Terapia Notch não serve para esse caso? Como já vimos em outros artigos que escrevemos, a terapia sonora para pacientes com zumbido tem se mostrado muito eficaz, tanto para aqueles com audição normal como aqueles com algum grau de perda auditiva.

Se o seu zumbido não for tipo apito, ou ainda se perceber o apito associado a algum outro som, como um chiado por exemplo, não se preocupe. Hoje já existem muitos recursos para buscar a remissão do seu zumbido.

Agora que já sabe que há muito o que fazer por você, não espere, agende uma avaliação e cuide do seu zumbido.

Na Fonotom, você pode encontrar exames para diagnóstico audiológico do zumbido, adaptação de aparelhos auditivos e terapia sonora.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom