Profissionais, como os nossos, aqui na Fonotom, têm uma melhor compreensão dos desafios enfrentados em diferentes estágios do desenvolvimento da criança. Utilizamos métodos e técnicas apropriadas para engajar crianças de todas as idades, tornando o atendimento mais eficiente e agradável. Isso é essencial, pois o envolvimento e a motivação da criança são fundamentais para o sucesso da avaliação.
A Fonotom, localizada na cidade de São Paulo, oferece uma experiência única e confortável na avaliação auditiva infantil. Nossa abordagem exclusiva inclui a presença de dois profissionais especializados atuando juntos durante a avaliação, garantindo uma análise mais completa e precisa.
Realizamos as avaliações em uma sala acústica especializada, projetada para criar um ambiente tranquilo e seguro. Além disso, entendemos a importância do apoio familiar, por isso os pais podem acompanhar todo o processo, aumentando a segurança e o conforto das crianças.
Aqui, você tem a conveniência de realizar todos os exames necessários no mesmo dia, otimizando seu tempo e proporcionando uma experiência mais eficiente e acolhedora.
Quando buscar a Avaliação Audiológica Infantil? Identificar precocemente problemas de audição em crianças através da Fonoaudiologia Infantil, é essencial para um desenvolvimento comunicativo saudável. Por isso, preste atenção a reação limitada ao chamar a criança pelo nome.
O desenvolvimento pode variar conforme as características individuais de cada criança, mas sempre dentro do esperado para a faixa etária. Por exemplo, não é normal uma criança de 2 anos ainda não falar, e os pais não devem esperar para buscar avaliação profissional.
Se você notar sinais de forma consistente, é recomendável procurar um
fonoaudiólogo infantil
como os da Fonotom. Este profissional pode realizar uma avaliação aprofundada e, se necessário, indicar o tratamento e avaliações complementares mais adequados.Além do atraso de fala, pais e cuidadores também buscam a avaliação audiológica em casos de infecções de ouvido recorrentes, dificuldade de alfabetização, monitoramento audiológico para prematuros, no processo de diagnóstico de autismo e, em casos de tontura e zumbido, embora menos comuns, esses sintomas também podem ser investigados.
Associações Internacionais de Pediatria recomendam que todas as crianças em fase escolar tenham sua audição avaliada com a Fonoaudiologia Infantil, dada a importância no desenvolvimento escolar e social.
A avaliação audiológica infantil pode ser realizada desde o nascimento, com diversos exames:
1. Teste da Orelhinha: realizado na maternidade ou nos primeiros meses de vida, é um rastreio inicial para detectar problemas auditivos precoces.
2. Potencial Evocado Auditivo (BERA/PEATE): avalia a via auditiva até o tronco cerebral. É realizado com o bebê dormindo, sem sedação, e é indicado até os 6 meses de vida para identificar o limiar auditivo do bebê de forma objetiva.
3. Emissões Otoacústicas: usado quando o bebê não passa na triagem auditiva neonatal. Este exame fornece informações objetivas sobre a audição do bebê, independentemente de sua resposta comportamental. Também indicado como complemento da audiometria infantil condicionada.
4. Audiometria Infantil Condicionada: utiliza técnicas adaptadas à idade e necessidades da criança, como condicionamento lúdico por reforço visual (VRA), audiometria em campo livre e audiometria com fone de inserção.
A atuação do