Como o uso correto de aparelhos auditivos pode minimizar o zumbido?

O zumbido é um sintoma que afeta muitas pessoas em todo o mundo, e pode ser descrito como um som que é percebido nos ouvidos ou na cabeça, mesmo quando não há uma fonte externa de som presente. É como um apito, chiado, som de abelha ou som agudo constante, que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e bem-estar de uma pessoa. No entanto, entre diversas alternativas para tratar o zumbido, os aparelhos auditivos vêm se mostrando uma das mais interessantes.

aparelhos auditivos pode minimizar o zumbido A condição pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo exposição a ruídos altos, doenças, estresse, questões metabólicas, traumas físicos, entre outros. Nesse texto aqui já falamos um pouco mais sobre as causas e impactos do zumbido. É importante lembrar que o problema não é a doença em si, mas sim um sintoma de que algo no organismo não vai bem.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 20% da população mundial têm algum grau de deficiência auditiva ou sofre com zumbido. Felizmente, existem muitas opções disponíveis para o tratamento do zumbido, e uma das mais eficazes é o uso de aparelhos auditivos. Esses dispositivos além de amplificar os sons e ajudar as pessoas a ouvir melhor e ganhar independência e qualidade de vida, também podem ser usados para tratar o zumbido.

Qual a relação entre o uso de aparelhos auditivos e a melhora do zumbido?
Na maioria das vezes, o zumbido é mais perceptível quando a pessoa tem problemas de audição. Ainda não é possível apontar, com certeza, a causa do zumbido de cada paciente, mas os estudos indicam forte relação entre a falta de estímulos provocada pela perda auditiva e a percepção do zumbido. Por isso, observamos que a reabilitação auditiva com uso de aparelhos auditivo, por si só, já ajuda na remissão do zumbido, além da melhora da audição. Além disso, alguns aparelhos auditivos têm recursos específicos para tratar o zumbido com uso de gerador sonoro.

Por exemplo, eles podem produzir sons de ruído branco, modulados ou outros tipos de sons que podem ajudar a mascarar o sintoma. Esses sons podem ser ajustados de acordo com a característica do zumbido de cada paciente, o que acelera a remissão durante o tratamento. É como se o aparelho estivesse treinando o cérebro para “acostumar-se” com o zumbido e isso vai diminuindo a sensação de incômodo causado por ele.

Por fim, o uso de aparelhos auditivos faz com que o paciente perceba diversos novos sons no dia a dia, o que pode ajudar a reduzir a percepção do zumbido e minimizar o estresse associado a ele, permitindo que as pessoas se concentrem em outras coisas além do zumbido. Afinal, ao ouvir melhor e mais claro a pessoa se sente naturalmente mais confortável e menos ansiosa.

Os benefícios do uso de aparelhos auditivos para o zumbido são percebidos quando há o acompanhamento adequado. Para funcionar, é preciso visitas frequentes ao médico otorrinolaringologista e ao fonoaudiólogo para checar o progresso do paciente, orientar sobre o uso do aparelho e realizar os ajustes necessários.

Os aparelhos auditivos devem ser ajustados de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, para garantir que sejam eficazes no tratamento do zumbido. Isso pode incluir a seleção do tipo certo de aparelho auditivo e programação do gerador sonoro de forma personalizada.

O tipo certo de aparelho auditivo dependerá das características da perda auditiva. Já a terapia sonora será baseada nas características do zumbido, e pode ter as características do gerador sonoro reajustadas ao longo do tempo conforme a percepção desse sintoma muda, garantindo assim habituação desse sintoma.

É importante que as pessoas que usam aparelhos auditivos sigam as orientações do fonoaudiólogo. Eles podem ajudar a garantir que o aparelho auditivo esteja funcionando adequadamente e ajudam na evolução do tratamento.

Além disso, é vital que as pessoas que usam aparelhos auditivos entendam como usá-los corretamente e os mantenham em bom estado de conservação. Isso pode incluir limpeza regular, troca de baterias e armazenamento correto. O uso incorreto ou a falta de manutenção podem afetar a eficácia do tratamento e a vida útil do aparelho auditivo.

Por fim, é importante que as pessoas com zumbido que estão considerando o uso de aparelhos auditivos sempre procurem a ajuda de um profissional qualificado. Esses especialistas podem avaliar a causa do zumbido e determinar se o uso de aparelhos auditivos é adequado para o tratamento. Por isso, nunca é indicado que o paciente compre o aparelho em lojas que oferecem esse serviço, sem realizar exames prévios como audiometria de altas frquências, imitanciometria e acufenometria, sendo que este último é vital para medir as características do zumbido e acompanhar a evolução do tratamento.

A compra de um aparelho auditivo é algo que deve ser feito com critérios, com orientação de um fonoaudiólogo de confiança. No mercado, existem muitos modelos, com diversas funcionalidades e alta tecnologia, que são indicados para diferentes casos. Falamos um pouco sobre isso neste texto aqui.

Só o fonoaudiólogo é capaz de indicar o equipamento adequado para cada paciente, orientar sobre o uso correto e realizar os ajustes certos para não prejudicar a audição da pessoa e garantir os efeitos desejados. Usar um aparelho auditivo não é como usar óculos. A regulagem desses dispositivos deve ser feita de forma personalizada, de acordo com as características da perda auditiva, do zumbido e de necessidades auditivas no dia a dia. Características essas que podem mudar ao longo do tempo, por isso a importância de consultar com frequência o fonoaudiólogo.

O zumbido pode ser uma condição debilitante que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Felizmente, o uso de aparelhos auditivos pode reduzir o zumbido e ser uma opção eficaz para reabilitação da audição, remissão do zumbido e melhora da qualidade de vida.

Mas se o seu caso não for perda auditiva associada ao zumbido, não desanime. Existem muitos tratamento possíveis para a remissão (melhora) do zumbido. O importante é passar em avaliação com profissionais experientes no atendimento ao paciente com zumbido. Algumas vezes pode ser necessário passar em avaliação com equipe multidisplinar que pode incluir médico otorrino, fonoaudiólogo, fisioterapeuta entre outros.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom