Avaliação auditiva em idade escolar

Muitas escolas tem solicitado avaliação auditiva para crianças em idade escolar. Avaliar a audição e a visão é essencial para um bom desempenho escolar.

audiometria para escola A sala de aula pode se tornar um tanto quanto desgastante para algumas crianças, especialmente aquelas que possuem algum problema auditivo não diagnosticado. É na escola que as crianças sentem o impacto de não ouvir bem. Há muitos casos de crianças com atrasos de fala, atrasos na linguagem, dificuldades de aprendizado e problemas de socialização no ambiente escolar por conta de perda auditiva não identificada. Daí a importância de realizar um procedimento simples, mas fundamental, para a saúde auditiva dos pequenos: avaliação auditiva escolar.

A Triagem Auditiva na idade Escolar procura detectar alterações auditivas em crianças na faixa de 1 a 12 anos. Tem o objetivo de diagnosticar a perda auditiva e encaminhar para tratamento especializados caso encontre alguma alteração. A finalidade é detectar precocemente possíveis comprometimentos auditivos em crianças em idade pré-escolar e escolar. A detecção precoce da perda auditiva auxilia na prevenção de dificuldades de fala e aprendizagem, que interferem na qualidade de vida das crianças. Nem toda perda auditiva é facilmente percebida apenas com a observação do comportamento da criança, como é o caso das perdas auditivas unilaterais ou de grau leve, os exames aprofundados são essenciais para garantir o diagnóstico. Vale ainda ressaltar que as perdas auditivas temporárias provocadas por otites, também pode impactar significativamente no desenvolvimento da criança.

Não é incomum que crianças que apresentam algum atraso de fala ou dificuldade escolar sejam logo rotuladas como preguiçosas, hiperativas ou com problemas de déficit de atenção. Os pais devem ficar alertas quando seus filhos demoram um pouco para desenvolver a fala e os professores devem ficar atentos aos sinais que a criança emite para diferenciar uma dificuldade rotineira de aprendizado de um problema auditivo.

As crianças são muito diferentes umas das outras, nem sempre seguindo um padrão exato de desenvolvimento, No entanto, os marcos do desenvolvimento foram criados para orientar a todos em relação ao que se esperar de cada criança em cada etapa da vida. A criança que não fala nada aos dois anos, por exemplo, está mostrando uma diferença no desenvolvimento normal da comunicação humana e deve ser observada por especialistas, nunca deve-se pensar que o atraso é normal ou culpa da falta de estímulo durante a pandemia apenas.

Existem diversos sinais que podem indicar a dificuldade auditiva da criança, entre eles: demorar a falar, trocar letras na fala, aumentar o volume da televisão e aparelhos eletrônicos, falar alto demais, trocar sons e fonemas ao falar e ficar constantemente perguntando “o quê?“, “Hã?”.

Crianças que ouvem mal costumam se isolar, evitam participar de brincadeiras, ficam irritadiças e tem dificuldades de aprender. Tudo isso pode ser minimizado se for realizada uma correta triagem auditiva escolar.

A avaliação audiológica infantil deve incluir para a triagem auditiva escolar: Timpanometria, Audiometria Vocal e Audiometria Tonal. Todos são exames simples, não invasivos e fáceis de serem aplicados.

Quanto mais cedo você souber o que está acontecendo com seu filho, mais cedo poderá obter ajuda para ele. Converse com os professores e procure o médico otorrinolaringologista se tiver qualquer dúvida sobre o aprendizado de seu filho.
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