Como é o exame de audiometria e qual sua importância?

Você sabe como é o exame de audiometria? A audiometria é uma ferramenta fundamental na avaliação da audição e é solicitada por médicos e fonoaudiólogos para identificar possíveis perdas auditivas em indivíduos de todas as idades.

como é feita audiometria A audição desempenha um papel vital na comunicação e na qualidade de vida. Perdas auditivas podem afetar negativamente a capacidade de uma pessoa se comunicar e interagir com o ambiente circundante, inclusive levando a piora da memória e cognição, além de perda da qualidade de vida. Para avaliar a audição de um indivíduo, a audiometria é uma ferramenta essencial. Esse exame simples e indolor é amplamente utilizado e é o primeiro passo de uma avaliação audiológica completa. Saiba mais sobre ele neste artigo.

A audiometria tonal é o método mais comum para avaliar a sensibilidade auditiva em diferentes frequências sonoras. Antes do teste, o paciente é informado sobre o procedimento e instruções específicas, como manter-se em silêncio e indicar quando ouvir um som. O objetivo é identificar o som mais fraco que o paciente é capaz de identificar os sons, em diferentes frequências. Esse é o exame mais confiável de determinar se existe algum grau de perda auditiva em crianças e adultos.

A audiometria é geralmente realizada em uma cabine ou sala acústica, especialmente projetada para isolar o paciente de ruídos externos e garantir a qualidade do exame. O paciente então usa fones de ouvido especiais, que isolam os sons do ambiente e entregam as frequências sonoras de teste.

Na Fonotom o exame de audiometria é realizado em uma sala acústica, devidamente tratada, buscando trazer maior conforto para crianças, permitindo que fiquem próximas aos pais e se sintam mais seguras, para adultos com dificuldade de locomoção e ainda para aqueles pacientes com claustrofobia.

O fonoaudiólogo envia sons de diferentes frequências (geralmente de 125 Hz a 8000 Hz) em cada ouvido, um de cada vez. Nos casos da audiometria de altas frequências o exame é realizado entre as frequências de 250Hz e 16.000Hz. O paciente sinaliza quando consegue ouvir o som, geralmente pressionando um botão ou levantando a mão e com isso, o profissional é capaz de determinar o limiar auditivo, que é o nível mínimo de intensidade em decibéis (dB) em que o paciente consegue ouvir cada frequência. Os resultados são indicados em um gráfico conhecido como audiograma.

Com base neste gráfico, o especialista pode determinar se o paciente tem perda auditiva, sua gravidade e em quais frequências ela ocorre. O exame é indolor e é indicado em todas as idades, sempre que exista qualquer suspeita de dificuldade para ouvir.

Ainda durante a avaliação audiológica, o teste chamado de audiometria vocal fornece informações adicionais sobre a capacidade do paciente de entender a fala. A forma como é realizada a audiometria vocal depende da idade do paciente e desenvolvimento de fala.

Na logoaudiometria, o paciente ouve uma lista de palavras ou sentenças em diferentes níveis de intensidade. Essa lista é criada especialmente para avaliar a capacidade do paciente de entender a fala. A pessoa então deve repetir as palavras ou sentenças que ouve. O profissional registra as respostas corretas e incorretas.

O limiar de reconhecimento de fala é o nível de intensidade mais fraco em que o paciente pode entender corretamente as palavras na lista. Isso fornece informações sobre a capacidade do paciente de compreender a comunicação em diferentes condições auditivas. Já o índice de reconhecimento de fala indicada a porcentagem que o paciente é capaz de compreender as palavras em uma intensidade fixa.

Você pode estar se perguntando como é o exame de audiometria vocal para crianças com atraso de fala. A audiometria vocal é realizada com indicações de figuras. A criança ouve uma lista de palavras gravadas com os nomes da figuras e deve apontar cada uma delas conforme escuta.

Esse teste é especialmente útil para o caso de crianças com dificuldades de aprendizado ou idosos que apresentam problemas para se comunicar. Ao contrário do que muitos pais e educadores pensam, a criança nem sempre tira notas baixas por deficiência no aprendizado, mas sim pelo simples fato de não entender o que a professora e seus colegas falam na sala de aula. Até mesmo uma simples conversa pode ser difícil de ser entendida, como é comum no caso de adultos e idosos com algum grau de perda auditiva. Por isso o exame é tão importante.

Aplicações da audiometria Diagnóstico de perda auditiva: A audiometria tonal é fundamental para identificar perdas auditivas, enquanto a audiometria vocal ajuda a avaliar o impacto da perda na compreensão da fala.

Monitoramento de perdas auditivas: Os resultados da audiometria podem ser usados para acompanhar a progressão de perdas auditivas ao longo do tempo.

Seleção de próteses auditivas: Os dados da audiometria é essencial para a determinar a configuração ideal para aparelhos auditivos, garantindo um ajuste personalizado.

Avaliação da eficácia do tratamento: Em casos de alteração auditiva por conta de infecções de ouvido, com tratamento medicamentoso ou cirúrgico, a audiometria é usada para verificar se o tratamento está sendo eficaz.

Determinação da elegibilidade para implantes cocleares: Em casos graves de perda auditiva, a audiometria é um dos pontos analisados para determinar se um paciente é elegível para um implante coclear.

Avaliação de problemas de audição em crianças: A audiometria é uma ferramenta importante na identificação de problemas auditivos em crianças, permitindo intervenções precoces e evitando problemas de aprendizado e desenvolvimento da fala.A audiometria sempre é realizada junto com a avaliação de processamento auditivo.

Vale lembrar que a audiometria pode ser realizada em crianças a partir dos seis meses de idade e não possui contra indicações. A forma como é realizada a audiometria em crianças com idade entre os 6 meses e os 3 anos será determinada não só pela idade mas também pelo desenvolvimento global da criança. A audiometria infanti pode ser feita por meio de avaliação condicionada ou reforço visual.

O exame é especialmente recomendado para crianças em idade escolar, idosos e pessoas que trabalham com exposição a ruídos frequentes. Sempre que houver qualquer tipo de queixa ao ouvir, é essencial buscar ajuda especializada.

A audiometria tonal e vocal desempenha um papel essencial na avaliação da audição, ajudando a diagnosticar, monitorar e tratar perdas auditivas. Deve sempre ser associada à imitanciometria e, quando necessário, outros exames objetivos como as emissões otoacústicas.

Através de procedimentos precisos e equipamentos especializados, os fonoaudiólogos podem identificar problemas auditivos e desenvolver planos de tratamento adequados, juntamente com o médico que acompanha este paciente.

Portanto, é aconselhável que todos façam exames auditivos regulares para garantir que qualquer problema seja detectado e tratado precocemente.
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom