Novembro Laranja, o que é essa campanha ?

Novembro Laranja é a Campanha de Conscientização sobre o Zumbido, Misofonia e Hiperacusia.

Novembro Laranja A Campanha Novembro Laranja teve início em 2006, coordenada pelo Instituto Ganz Sanchez e tem como objetivo orientar a população sobre esses sintomas.

Muitas vezes ainda ouvimos frases como "zumbido não tem cura", mas devemos deixar de pensar dessa forma e conhecer as muitas formas de avaliar e tratar esse sintoma.

Você sabia que o Zumbido é um som que o paciente escuta, mas ninguém que está em volta pode ouvir? Os mais comuns se parecem com apitos ou chiado, pode ser percebido em uma orelha, nas duas ou mesmo na cabeça. Na maioria das vezes está relacionado a perda auditiva e por isso as investigações sempre começam com avaliação da audição. No entanto, outras causas podem provocar o zumbido, por isso o mais indicado é sempre ser avaliado com uma equipe interdisciplinar.

Diferentemente do Zumbido, que normalmente está relacionado a perda auditiva, quem tem misofonia e hiperacusia pode perceber presença de zumbido, mas não necessariamente apresentar perda de audição.

A Misofonia é uma doença do sistema auditivo também conhecida por Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons (4S) que causa incômodo intenso ao ouvir sons repetitivos e de volume baixo, como a mastigação, o engolir, o mascar chiclete, ou clique de uma caneta e pode causar forte reação emocional negativa, incontrolável e desproporcional quando expostos aos sons, gerando sentimentos como a raiva, a irritação ou pânico e afetando as relações sociais. A misofonia está diretamente relacionada ao significado do som. Ou seja, uma pessoa pode apresentar hipersensibilidade a sons suaves, mas não se irritar com algum som alto como o barulho de uma obra.

A Hiperacusia, causa uma sensibilidade anormal a sons que normalmente não incomodam outras pessoas, são estímulos de intensidade baixa ou moderada. Quem sofre desse sintoma ouve tudo muito mais alto. Por causa disso, sente uma dor nos ouvidos, que, dependendo da intensidade do barulho, pode persistir por dias. Muitas vezes os pacientes com hiperacusia também se queixam de zumbido.

As consequências mais comuns do zumbido, hiperacusia e misofonia são: dificuldade para dormir, falta de concentração, queda no rendimento escolar ou no trabalho, restrição ou isolamento social, crises de ansiedade e depressão.

Um recente estudo publicado em agosto de 2022 no renomado periódico científico JAMA Neurology  aponta que o zumbido afeta mais de 740 milhões de pessoas no mundo. Deste total em torno de 120 milhões de pessoas relatam sentir a forma grave dessa condição. Os pesquisadores sugerem que as estimativas colocam o zumbido em uma ordem de magnitude semelhante a perda auditiva, enxaqueca, dor na lombar e na região do pescoço.

Se você sente um desses sintomas não deixe de buscar ajuda. Avaliar corretamente a causa permitirá que os profissionais responsáveis indiquem a melhor forma de tratamento para cada caso.

Aproveite o Novembro Laranja e se informe sobre esses sintomas!

A avaliação inicial para zumbido, misofonia e hiperacusia incluem avaliação da audição com exames de audiometria tonal e vocal, a audiometria de altas frequências, acufenometria, pesquisa de limiar de desconforto. Exames complementares como emissões otoacústicas, exames eletrofisiológicos, exames metabólicos entre outros podem ser solicitados pelo profissional responsável atendimento desse paciente. Como as causas são diversas a avaliação completa deve sempre ser direcionada por um médico que tenha experiência na avaliação e tratamento desses sintomas.

Os tratamentos indicados também dependem da causa do sintoma, entre eles pode ser indicada a adaptação de próteses auditivas, treinamento auditivo com uso de gerador sonoro, tratamento medicamentoso entre outros.

Lembre-se! Não há tratamento milagroso para curar o zumbido. O processo depende da integração entre profissionais e paciente que com calma e conhecimento vão encontrar a melhor forma de cuidar de você e do seu zumbido.

Agora que você já sabe que há muito o que fazer para as queixas de zumbido, hiperacusia e misofonia não deixe de procurar ajuda profissional!
Outras Publicações
O que procura?
Endereço Fonotom
Fale com a Fonotom