Proporcionando alívio e melhorando a qualidade de vida, os aparelhos auditivos são uma solução eficaz para quem sofre com zumbido. Entenda como esses dispositivos funcionam, seus benefícios e a importância de uma abordagem combinada para o tratamento.
Muita gente convive com aquele barulho chato e constante nos ouvidos, que é bastante incômodo e pode ser sinal de problemas mais graves. A boa notícia é que é possível, sim, tratar o zumbido. Também conhecido como
tinnitus, o
zumbido afeta milhões de pessoas em todo o mundo e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida. Esse sintoma, descrito como um som fantasma percebido sem uma fonte externa, pode variar de um leve incômodo a um problema debilitante e é identificado como um apito ou chiado constante. O tratamento do zumbido envolve diversas abordagens, sendo o uso de aparelhos auditivos uma das mais eficazes. Entenda o porquê o uso de
aparelho auditivo ajuda quem tem zumbido
.
A relação entre Perda Auditiva e Zumbido
Há muitos anos, estudos já mostram que cerca de 80% das pessoas com zumbido também apresentam algum grau de perda auditiva. Isso ocorre porque o zumbido está frequentemente relacionado a danos nas células ciliadas da cóclea, que são responsáveis por captar e transmitir sons ao cérebro. Quando essas células são prejudicadas, o cérebro pode compensar a falta de estímulos auditivos produzindo sons internos, resultando no zumbido.
Então, como os aparelhos auditivos ajudam no tratamento do zumbido?
Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que amplificam sons do ambiente, proporcionando um estímulo auditivo que pode mascarar ou reduzir a percepção do zumbido. Eles são especialmente úteis para pacientes que possuem perda auditiva associada ao zumbido, pois melhoram a audição e reduzem o contraste entre os sons externos e o ruído interno.
A amplificação dos sons do dia a dia gerada pelo aparelho ajuda a cobrir o som do zumbido, tornando-o menos perceptível. A estimulação auditiva reduz a hipersensibilidade do cérebro ao zumbido. O enriquecimento sonoro ajuda a treinar o cérebro para lidar com o zumbido, o que leva à maior conforto na escuta, minimizando a ansiedade e o estresse gerado pelo zumbido.
O aparelho ainda auxilia a reabilitar qualquer grau de perda auditiva que possa estar relacionada ao zumbido. Isso ajuda a comunicação, socialização, aprendizado e até mesmo o desenvolvimento cognitivo, o que é importante para o desenvolvimento e envelhecimento saudável.
Tipos de Aparelhos Auditivos para o tratamento do Zumbidos
Atualmente, existem diversos recursos disponíveis nos aparelhos auditivos que podem auxiliar pacientes com zumbido, dependendo do grau da perda auditiva e das necessidades individuais.
Atualmente, os dispositivos são projetados para melhorar a audição geral, reduzindo a percepção do zumbido ao melhorar a captação dos sons externos. Com eles, a capacidade auditiva é melhorada, o que promove maior saúde ao paciente. Os aparelhos auditivos captam os sons do ambiente, processam e amplificam as frequências específicas que o usuário tem dificuldade em ouvir. Essa amplificação contínua ajuda o cérebro a reaprender a interpretar os sons corretamente. Eles incluem um gerador de ruído branco ou sons terapêuticos (como som de chuva ou ondas do mar) para mascarar o zumbido e facilitar o relaxamento auditivo. Isso é especialmente útil no tratamento do tinnitus, pois treina o cérebro para conviver com o zumbido, reduzindo os impactos deste sintoma no indivíduo.
Os aparelhos modernos, ainda, possuem tecnologias avançadas para reduzir ruídos de fundo e melhorar a captação da fala, beneficiando a audição em locais barulhentos. A tecnologia é uma importante aliada no cuidado auditivo. A inovação está mudando os aparelhos, criando novas funcionalidades, com mais praticidade e comodidade aos pacientes. Permitem que os pacientes personalizem a terapia sonora por meio de aplicativos conectados ao celular, ajustando as configurações conforme necessário, tudo sem fio, de moda facilitado e diretamente na palma da mão.
Terapias complementares ao uso de Aparelhos Auditivos
Embora o aparelho auditivo ajuda quem tem zumbido, eles costumam ser combinados com outras abordagens para potencializar o tratamento do zumbido. A partir de um diagnóstico multidisciplinar que inclui diversos exames, incluindo audiometria e acufenometria, o paciente será direcionado para um tipo de terapia que seja a mais adequada para o caso. Algumas delas incluem:
1. Terapia Sonora e Terapia de Habituação (
TRT - Tinnitus Retraining Therapy)
As terapias sonoras com aparelhos auditivos utilizam o som para estimular o sistema auditivo e cortical, ajudando pessoas com zumbido, reduzindo sua percepção e impacto emocional. A exposição constante a sons restaurados pelo aparelho auditivo estimula o cérebro a reorganizar suas conexões neurais, melhorando a capacidade de processamento da audição
2. Aconselhamento e Suporte Psicológico
O impacto emocional do zumbido pode ser significativo, levando a ansiedade e insônia. O acompanhamento psicológico pode ajudar na adaptação ao sintoma.
3. Mudanças no Estilo de Vida
Reduzir o consumo de cafeína, nicotina, álcool, cuidar da alimentação, fazer atividades físicas regularmente, bem como gerenciar o estresse, pode contribuir para a redução da intensidade do zumbido. É importante lembrar que o zumbido não é a doença em si, mas sim um sintoma de que algo está desequilibrado em nosso organismo. Identificar e tratar essa causa é vital para o sucesso do tratamento.
É fato que o uso de aparelhos auditivos melhora significativamente a qualidade de vida dos pacientes com zumbido, especialmente para aqueles com perda auditiva associada. Diversos estudos já demonstram relatos de redução no incômodo do zumbido após o uso de aparelhos auditivos. Pacientes com perda auditiva leve a moderada, apresentam melhoras significativas no impacto do zumbido após o uso de aparelhos auditivos. Isso mostra as vantagens desses dispositivos no tratamento desse sintoma.
O zumbido é um sintoma desafiador, mas o uso de aparelhos auditivos pode ser uma solução eficaz para muitas pessoas. Ao melhorar a audição e reduzir a percepção do zumbido, esses dispositivos oferecem mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Para aqueles que sofrem com esse problema, procurar um profissional de fonoaudiologia para avaliar a necessidade de um aparelho auditivo pode ser o primeiro passo para um tratamento bem-sucedido.
Se você tem zumbido e deseja saber mais sobre as melhores opções de tratamento, como quando o aparelho auditivo ajuda que tem zumbido, agende uma consulta.